Apresentação da comédia “Pão com Ovo” marca encerramento da programação em homenagem às mães servidoras

Servidoras lotaram auditório do Palácio Henrique de La Rocque, na apresentação da peça Pão com Ovo, que encerrou a programação da Semana das Mães realizada pelo Governo. Foto: Divulgação

Servidoras lotaram auditório do Palácio Henrique de La Rocque, na apresentação da peça Pão com Ovo, que encerrou a programação da Semana das Mães realizada pelo Governo. Foto: Divulgação

Para fechar em grande estilo a programação especial dedicada às mães servidoras, o Governo do Maranhão, através da Secretaria de Estado da Gestão e Previdência (Segep), presenteou as homenageadas com uma divertida apresentação teatral. Cerca de 400 mães assistiram, na tarde desta segunda-feira (9), a comédia maranhense “Pão com Ovo”, estrelada pelos atores Adeílson Santos, César Boaes e Charles Jr. O espetáculo aconteceu no auditório do Palácio Henrique de La Rocque, no Calhau.

A secretária da Gestão e Previdência, Lílian Guimarães, acompanhou a apresentação e reiterou a importância de homenagear as mães servidoras com uma programação diversificada. “Foi um prazer muito grande realizar essa programação. Tivemos uma semana agitada com muitas ações voltadas para elas. Hoje, encerramos as homenagens com uma sensação de dever cumprido, pois continuamos avançando na política de valorização dos servidores”, afirmou Lílian.

Para Maria do Rosário, 65 anos e servidora ativa da Secretaria de Segurança Pública (SSP), toda a programação da Semana das Mães foi muito válida. “As ações de saúde, limpeza de pele, atendimento nutricional, e, hoje, o entretenimento, tudo foi muito agradável. Gostei muito de participar e imagino que ano que vem será ainda melhor. Já estou ansiosa”, relatou.

Aposentadas do PAI

Na plateia, junto com as servidoras ativas, estavam 150 mães aposentadas do Estado, assistidas pelo Programa de Atenção Integrada para o Aposentado (PAI). Elas foram convidadas para assistir à peça e deram boas gargalhadas com a encenação cômica dos atores.

Irene Azevedo, 77 anos, e mãe de quatro filhos, aprovou a iniciativa. “Sou auxiliar de enfermagem aposentada e sempre participo das ações culturais realizadas no Centro Social. Desta vez, recebi o convite para assistir a peça aqui, no Centro Administrativo, e fiquei muito contente, pois foi algo diferente e divertido”, afirmou.

A peça teatral mostra o contraste de hábitos e costumes entre uma moradora da periferia e uma alpinista social. As personagens Dijé e Clarice são amigas de infância que se reencontram após anos. Elas contam casos engraçados dos seus distintos cotidianos. Expressões tipicamente maranhenses, também dão o tom do espetáculo.

Programação

No primeiro dia de comemoração, cerca de 150 mães servidoras participaram das ações de prevenção e cuidados com a saúde, além da degustação de alimentos saudáveis. O trabalho foi realizado em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedes). Os cuidados com a saúde continuaram na manhã de terça-feira (3), com atendimento nutricional e medição do Índice de Massa Corporal (IMC).

Customização

A tarde das mamães servidoras também foi de muito aprendizado, moda e praticidade, com a Oficina de Customização e Aplique em Roupas, realizada no Auditório da Secretaria de Estado da Infraestrutura (1º andar, Ed. Clodomir Milet).

Maria Lúcia, artesã e ministrante do curso, explica a técnica aplicada no workshop. “Estamos utilizando o ‘Patch Apliquê’, que é bem fácil para quem está começando. A técnica consiste na aplicação do papel termocolante, retalhos de tecidos e uma camiseta básica. É um curso importante, que serve como uma forma de geração de renda, ou até para quem apenas deseja dar uma repaginada no guarda-roupa, mas não quer gastar muito. Tem uma peça no armário que não queira mais e muita criatividade na cabeça? A dica é customizar”, orienta.

Embelezamento

Na quarta-feira (4), o embelezamento deu o tom das homenagens, as mães servidoras puderam usufruir de uma Limpeza de Pele, além de receberem orientações sobre a importância do uso do protetor solar, higienização do rosto, dentre outras.