Detran realiza 1º Seminário de Autoavaliação da Gestão Pública

Evento que acontece até sexta faz parte do Plano de Valorização dos Servidores. Foto: Divulgação

O Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA) iniciou, na segunda-feira (5), o 1º Seminário de Autoavaliação da Gestão Pública, no auditório da sede da instituição, na Vila Palmeira. O evento acontece até sexta-feira, 9, e faz parte do Plano de Valorização dos Servidores.

O Seminário é uma parceria entre o Detran-MA e o Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização (GESPUBLICA) e visa aprimorar a gestão, por meio da qualificação de diretores, assessores, coordenadores, chefes de setores do Detran-MA e das Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretrans).

Para a diretora-geral do Detran-MA, Larissa Abdalla Britto, o Seminário contribui para tornar a autarquia mais eficiente como órgão público. “Nosso objetivo é buscar uma postura de gestão mais uniforme, tornando os serviços de atendimento prestados pelo Detran sempre mais rápidos e eficientes”, afirmou Larissa Abdalla .

O treinamento é ministrado pelo Coronel do Exército, Alberto James Domingues Paz, Mestre em Operações Militares, especialista em Educação, ex-titular da 27ª Circunscrição do Serviço Militar do Maranhão e Consultor de Segurança. “Nesta fase inicial, os participantes são desafiados a avaliar o trabalho que vêm realizando e a propor melhorias na sua gestão”, declarou o Coronel James.

Evento que acontece até sexta faz parte do Plano de Valorização dos Servidores. Foto: Divulgação

Para o Chefe da Ciretran de Pedreiras, David Xymenes, o Seminário é uma oportunidade de qualificação do atendimento. “O Seminário fornece ferramentas como avaliações, feedbacks, metas e estratégias, que ajudam o servidor a planejar e executar o atendimento com a mesma qualidade oferecida no setor privado. Melhorar o atendimento dos usuários é uma das principais metas que desejamos alcançar, por isso a capacitação é importante”, explicou David Ximenes.

O Chefe da Ciretran de São João dos Patos, Bruno Guimarães elogiou a iniciativa do Detran-MA. “A Direção do Departamento sabe que capacitação dos servidores precisa ser permanente, porque as tecnologias mudam muito rápido e a gestão dos serviços precisam acompanhar essas mudanças. Nossos usuários merecem ser bem atendidos e por isso devemos estar preparados”, destacou o Chefe da Ciretran.

Para a Chefe da Ciretran de Chapadinha, Eney Célia Santos, além  da capacitação,  o Seminário é uma oportunidade para troca de experiências entre os Chefes das unidades de atendimento. “A Direção do Detran sempre se preocupou em capacitar os servidores e isso é muito bom porque reflete no tipo de serviços que oferecemos nas Ciretran. Em cursos como este, também trocamos experiências de trabalho com os colegas para aplicarmos em nossas unidades”, disse Eney Célia.

GESPÚBLICA

O Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização tem finalidade de contribuir para a melhoria da qualidade dos serviços públicos e o aumento da competitividade no Brasil, promovendo a gestão democrática, participativa, transparente e ética.

Durante uma semana, o seminário oferecerá aos colaboradores do Departamento as seguintes oficinas e palestras: Autoavaliação da Gestão Pública, Direção Defensiva, Avaliação da circunscrição das Ciretrans, Endereçamento Postal, Compartilhamento de boas práticas e ideias na Gestão Pública e Arquivo de Documentos.