Governo participa da Marcha das Mulheres Negras

Delegação maranhense durante visita à Casa da Mulher Brasileira de Brasília. Foto: Divulgação
Delegação maranhense durante visita à Casa da Mulher Brasileira de Brasília. Foto: Divulgação

O Governo do Estado participa da Marcha das Mulheres Negras, que será realizada em Brasília, nesta quarta-feira (18). A concentração será a partir das 8h, no Ginásio Nilson Nelson e o percurso inclui o Eixo Monumental e área próxima ao Congresso Nacional. A marcha vai retornar ao ginásio, onde ocorrerá um show.

A programação geral começou na segunda-feira (16) com a presença da secretária de Estado da Mulher, Laurinda Pinto, e equipe da Secretaria de Estado da Mulher (Semu). Na agenda, uma visita a Casa da Mulher Brasileira de Brasília (CMB).

A Casa faz parte de um dos eixos do Programa “Mulher, Viver sem Violência”, coordenado pela Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM) do Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos. Garante acesso a serviços especializados para ofertar condições de enfrentamento da violência contra a mulher e sua autonomia econômica. É considerada uma inovação no atendimento humanizado às mulheres.

No espaço, serviços especializados de apoio a mulheres vítimas de violência, como acolhimento e triagem, apoio psicossocial, delegacia, juizado, Ministério Público, Defensoria Pública e promoção de autonomia econômica. Há uma área especial para cuidado de crianças, com brinquedoteca, alojamento de passagem e central de transportes.

Para a coordenadora da CMB de Brasília, Arlene Cruz, a Casa é uma conquista. “É resultado de anos de luta, essa é nossa conquista e nosso maior desafio, manter esse serviço”, concluiu.

Para a Secretária Laurinda Pinto, a integralidade dos serviços vai garantir um melhor atendimento às mulheres “o contexto da Casa cria uma ambiência de integralidade dos serviços. O foco é a mulher, quando ela entrar pela porta e procurar ajuda ela será amplamente atendida e acolhida, se for necessário”, disse. A Casa da Mulher Brasileira está prevista para ser entregue em São Luís ainda no primeiro semestre de 2016.