
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) finaliza, nesta sexta-feira (29), a Semana de Qualidade e Segurança do Paciente Crítico, no Hospital de Referência Estadual de Alta Complexidade Dr. Carlos Macieira (HCM).
A ação, que foi iniciada no último dia 25, faz parte do Programa de Educação Continuada, criada pelo Governo do Maranhão. Algumas palestras que fizeram parte da programação trataram de temas como o ‘Programa Cartão Amigo da Qualidade’, ‘Nutrição Parenteral’, ‘Metas Internacionais de Segurança do Paciente’ e ‘Higienização das Mãos’.
De acordo com o médico intensivista, coordenador da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Cirúrgica e também da Semana, Demian Borges, a programação foi pensada para contemplar os multiprofissionais de saúde.
“A semana tem temas abrangentes e simples, mas que fazem a diferença no atendimento. E o objetivo desse trabalho é conscientizar e implantar a cultura da segurança do paciente, promovendo a qualidade da assistência à saúde, além de ser um momento de capacitação e atualização para os profissionais do hospital”, explicou o coordenador da Semana, Demian Borges.
Cartão Amigo da Qualidade
O ‘Programa Cartão Amigo da Qualidade’, é uma iniciativa já testada na UTI e que estimula a participação coletiva dos multiprofissionais. “O Cartão Amigo é uma forma divertida de inserir todos que atuam na assistência, supervisionando tanto o próprio trabalho com o dos demais, isso diminuiu a incidência de não-conformidades no atendimento e melhora a segurança para o paciente”, completou Demian Borges.
Já o coordenador de Enfermagem da UTI Cirúrgica, Claudionor Mota, contou que a semana é uma importante ação de educação continuada desenvolvida dentro do hospital. “Ao todo, foram 19 palestras com temas variados, como nutrição, cuidados paliativos, ventilação mecânica, infecções, entre outros. Com isso, nós queremos melhorar a qualidade de atendimento ao paciente crítico, já que ele necessita de cuidados diferenciados”, explicou.
A atuação do cirurgião-dentista em UTI também foi tema da semana e reflete uma preocupação, cada vez maior, com o cuidado bucal. “A odontologia hospitalar tem um impacto positivo na diminuição de infecções, e a saúde bucal reflete diretamente na saúde geral do paciente”, informou a cirurgiã-dentista Natália Correa, participante da Semana de Qualidade e Segurança do Paciente Crítico
Rosilene Alves, técnica em Enfermagem, elogiou as palestras dizendo que desde o primeiro dia da capacitação percebeu que seria uma semana de novos aprendizados. “Os temas abordados ajudaram muito no dia a dia do nosso trabalho e na atuação junto ao paciente crítico, que precisa de cuidados especiais”, afirmou a técnica em Enfermagem.
Palestras
As palestras foram ministradas por médicos, enfermeiros, odontólogos, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos e outros profissionais da saúde.
Foram discutidos temas como ‘Nutrição Enteral’, ‘Curativo e Infecção de Cateter’, Úlcera por Pressão’, ‘Posicionamento do paciente’, ‘Mobilização e Transporte do paciente’, ‘Via Aérea Difícil’, ‘Cuidado com o paciente com dreno torácico’ e ‘Atuação do cirurgião-dentista em UTI’.
Também foram abordados os temas ‘Terapia Transfusional’, ‘Infecção do Trato Urinário’, ‘Ventilação Mecânica para Multiprofissionais’ e ‘Terminalidade e Cuidados Paliativos’, ‘Sondagem Nasoenteral’ e ‘Atuação da fonoaudiologia na Unidade Terapia Intensiva’.