Governo investe em segurança na Região Tocantina e Sul do Maranhão

Governador Flávio Dino entregou nova sede do CPAI 3 e 6, em Imperatriz, como parte da política de descentralização da tática policial. Foto: Gilson Teixeira / Secap
Governador Flávio Dino entregou nova sede do CPAI 3 e 6, em Imperatriz, como parte da política de descentralização da tática policial. Foto: Gilson Teixeira / Secap

O Governo do Maranhão entregou investimentos em policiamento na Região Tocantina e também com efeitos no Sul do Maranhão durante a última semana. O governador Flávio Dino inaugurou, em Açailândia, a 9ª Delegacia Regional de Polícia Civil e a 5ª Companhia Independente de Policiamento. Em Imperatriz, foi entregue a sede dos Comandos de Policiamento de Área do Interior (CPAI) 3 e 6 da Polícia Militar, além de 20 motocicletas para uso de policiais militares na área.

A iniciativa é parte da política de descentralização da tática policial e reforço da segurança em todo o estado. Antes da nova sede em Imperatriz, os Comandos Policiais 3 e 6 funcionavam em São Luís. A CPAI 3 é responsável por conduzir a ação de unidades policiais nas cidades de Buriticupu, Açailândia, Timon, Porto Franco e Estreito. Já a CPAI 6 atua no comando de unidades nos municípios de Imperatriz, Carolina, São João dos Patos e Balsas, esta última inaugurada há 3 meses. Desse modo, as ações de reforço ao policiamento terão efeitos tanto nos municípios da Região Tocantina quanto em cidades do Sul do Maranhão.

Motociclistas foram entregues para uso dos policiais militares nas operações desenvolvidas na região. Foto: Gilson Teixeira / Secap
Motociclistas foram entregues para uso dos policiais militares nas operações desenvolvidas na região. Foto: Gilson Teixeira / Secap

O delegado-geral de Polícia Civil, Lawrence Pereira, lembrou que a inauguração da 9ª Delegacia Regional de Açailândia é fruto de esforços do Estado para ofertar serviço público de qualidade em todo o Maranhão. “Açailândia tem uma importância estratégica na Região Sul do Maranhão, que tem recebido muitos recursos e investimentos de segurança por meio do atual governo”, frisou Lawrence. O total de recursos utilizados para a construção da Delegacia Regional, que já está em uso, foi de cerca de meio milhão, incluindo aditivo.

Também em Açailândia, foi inaugurada a 5ª Companhia Independente de Policiamento, para uso da Polícia Militar. A obra, de quase mil metros quadrados, custou cerca de R$ 3 milhões e inclui infraestrutura predial, pavimentação e urbanização do entorno. A 5ª Companhia é subordinada a CPAI 3, cuja nova sede foi entregue em Imperatriz, em prédio que também abriga a CPAI 6.

O comandante da Polícia Militar, coronel Frederico Pereira, acredita que a transferência dos CPAI 3 e 6 irá dinamizar o policiamento da região. Segundo ele, a presença dos comandantes na área facilita o apoio logístico das unidades subordinadas, que podem atuar em conjunto. “Se as unidades recebem reforço e investimento, têm condições de executar as estratégias com mais eficiência”, ressaltou.

A nova sede dos CPAI 3 e 6 possui aproximadamente 500 metros quadrados e recebeu investimentos de quase R$ 1,7 milhão, entre infraestrutura predial, pavimentação e urbanização.

Valorização policial

Entrega da 5ª Companhia Independente de Policiamento em Açailândia amplia a estrutura das ações de policiamento. Foto: Gilson Teixeira / Secap
Entrega da 5ª Companhia Independente de Policiamento em Açailândia amplia a estrutura das ações de policiamento. Foto: Gilson Teixeira / Secap

Para o comandante-geral do CPAI, coronel Gonçalo Sousa, a aplicação de recursos em infraestrutura e aquisição de viaturas, coletes e armamentos, se reflete na eficiência do planejamento tático e operacional da polícia. “Através de melhores instalações, das viaturas novas, do policiamento com motocicletas e da capacitação dos nossos policiais, ganhamos em agilidade e podemos responder às demandas de forma mais satisfatória”, disse Gonçalo.

Os comandantes dos CPAI 3 e 6, coronel Markus Lima e coronel Edeilson Carvalho, respectivamente, elogiaram a iniciativa de expansão do policiamento na região. “Agora contamos com a logística necessária para atender a demanda da segurança dessa região”, declarou o coronel Lima. “Esses investimentos atendem a uma demanda antiga da tropa, que é a melhoria das condições de trabalho e o aumento do efetivo. Nós vamos converter isso em entusiasmo para trabalhar melhor, render mais e reduzir os índices de criminalidade. Quem ganha com isso é a própria população”, disse o coronel Carvalho.

Além de inaugurar novas Unidades de Segurança na região, o governador Flávio Dino entregou, em Imperatriz, 20 motocicletas para policiamento de rua a ser executado pela Polícia Militar. As motos fazem parte das 100 viaturas apresentadas na última terça-feira (7), no Palácio dos Leões, em São Luís, juntamente com a Delegacia Móvel que estará à serviço da Superintendência de Homicídios e Proteção à Pessoa (SHPP), vinculada à Polícia Civil.

Mais investimentos

Outros investimentos em segurança já foram entregues pelo atual governo, como o Laboratório de Combate à Lavagem de Dinheiro, o 11° Batalhão da Polícia Militar de Timon, a Companhia de Polícia de Turismo da Lagoa e a reforma e ampliação da Academia de Polícia Civil.

Estão em obras os Batalhões da Polícia Militar nas cidades de Pindaré-Mirim, Pinheiro, Barra do Corda, Imperatriz, Ribamar, Bacabal, Balsas e em São Luís, no bairro Cidade Operária. Também estão em obras as Delegacia Regionais de Santa Inês, Coroatá, Zé Doca, Bacabal, Pinheiro e Barra do Corda. Além disso, serão entregues, ainda, as Delegacias de Barreirinhas, Peritoró, Penalva e São Mateus, essa última com previsão para julho.

Em São Bento, será inaugurado um Complexo Policial para abrigar as Polícias Civil e Militar. Em São Luís e Imperatriz, estão ocorrendo reformas e ampliações nas sedes do Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops).

Serão realizadas, ainda, obras de reforma e readequação na Delegacia de Costumes de São Luís, na Delegacia do Adolescente Infrator (DAI), na Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) e no Instituto de Identificação do Maranhão. Até o final do ano, será concluída a entrega de 300 novas viaturas.

De acordo com o Corpo de Bombeiros do Militar do Maranhão, durante a gestão do governador Flávio Dino já foram entregues novos postos, como o BBMar, Porto do Itaqui, São José de Ribamar, Bacabeira, Trizidela do Vale e Açailândia. Para este ano, estão previstas a inauguração de mais postos em Carolina, Santa Inês, Barra do Corda e Presidente Dutra.

Por meio da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), o Governo do Estado concluiu cinco novos presídios em apenas seis meses nas cidades de Açailândia, Balsas, Imperatriz, Pedreiras e Pinheiro. Também foi concluída a pavimentação e paisagismo do Centro de Detenção Provisória (CDP) de Pedrinhas.