Projeto “Roda de Música” é iniciado no Hospital Carlos Macieira

Pacientes do Hospital Carlos Macieira participam do Projeto “Roda de Música”. Foto: Divulgação

Um momento de paz, reflexão, alegria e esperança. Foi assim o início do projeto “Roda de Música”, na última semana, no Hospital de Referência Estadual de Alta Complexidade Dr. Carlos Macieira (HCM), que contou com a apresentação de voz e violão de Rosylene Lecam e Batista Snatos. A iniciativa do setor de Psicologia, que faz parte da área de Reabilitação do hospital, é uma das várias ações de humanização voltadas ao cuidado com o paciente. Outra iniciativa, que também leva alegria aos pacientes, é o projeto “Quarta Feliz”, que possibilita a visita do palhaço Batatinha aos leitos do hospital.

Idealizado pelas psicólogas Fernanda Moraes e Lenimar Guimarães, o “Roda de Música” tem o propósito de promover uma interação entre os pacientes e estimular a fé e a motivação durante a internação. “Ações como esta tiram um pouco o peso de estar em um hospital. Os pacientes ganham uma força renovada e se sentem mais acolhidos. E a família, que também participa das ações de humanização, fica mais confiante”, avaliou Fernanda Moraes.

O médico residente em Clínica Médica, Helton Everton, ressaltou a importância do momento não só para os pacientes, mas para toda a equipe multiprofissional. “A iniciativa aumenta a autoestima deles, a confiança no tratamento, melhora o humor, além de outros fatores positivos. Eu fiquei emocionado e esse sentimento de esperança contamina a todos”, contou.

Já para a ouvidora Helena Amorim, que estava passando para a visita diária aos leitos e acompanhou um pouco do projeto, a ação deixa os envolvidos mais leves. “Percebo que eles ficam mais tranquilos, mais próximos dos funcionários, criam um vínculo maior com o hospital e ficam mais esperançosos no sucesso do tratamento”, analisou.

Bastante emocionada, a paciente Maria Raimunda Gomes chorava e sorria ao mesmo tempo. “Esse meu choro é de alegria, as músicas me trouxeram esperança e lavaram minha alma”, contou. Já o paciente Davi Oliveira agradeceu a realização do projeto e elogiou o tratamento recebido no hospital. “Gosto desses momentos fora do leito. Estou me recuperando bem e daqui a pouco estarei em casa, com fé em Deus”, acredita.

Alcione Araújo, acompanhante de paciente, também elogiou o trabalho. “Esse é um momento especial para eles, que refletem sobre o momento e que não estão sozinhos e que Deus não desampara nos momentos de dor”, disse. “Fazer esse trabalho é muito mais transformador para nós do que para os pacientes. Saímos daqui cheios de alegria no peito e renovados na fé”, finalizou a cantora Rosylene Lecam.