Polícia Militar do Maranhão comemora 180 anos

Desfile das tropas da PMMA durante as comemorações. Foto: Divulgação
Desfile das tropas da PMMA durante as comemorações. Foto: Divulgação

Com a presença de diversas autoridades, oficiais e praças, a Polícia Militar do Maranhão (PMMA) comemorou, na noite de sexta-feira (17), 180 anos. A solenidade, no Quartel do Comando Geral, bairro do Calhau, em São Luís, teve a presença do secretário de Estado de Segurança Pública, Jefferson Portela, representando o governador Flávio Dino; e do comandante geral da PMMA, coronel José Frederico Gomes Pereira. A programação de aniversário prossegue neste mês e em julho.

A cerimônia teve a presença de autoridades do Governo do Estado, Poder Judiciário, representantes do Ministério Público, das forças armadas e lideranças comunitárias. Houve desfile das tropas e parabéns para a PMMA.

Momento parabéns para a PMMA, com a presença de diversas autoridades. Foto: Divulgação
Momento parabéns para a PMMA, com a presença de diversas autoridades. Foto: Divulgação

A mais alta comenda da Polícia Militar do Estado, a Medalha Brigadeiro Falcão, foi entregue a 220 pessoas, entre integrantes de polícias militares de outros estados e representantes da sociedade civil que se destacaram pelos relevantes trabalhos em prol da PMMA e da Segurança Pública do Maranhão.

O coronel José Frederico Gomes Pereira falou que o momento é um marco histórico no Maranhão, pois a PMMA é referência no combate à criminalidade e está intensificando a sua aproximação com o cidadão, por meio de diversos projetos voltados para a população maranhense. “A Polícia Militar, hoje, é muito mais que segurança, é comunitária e participativa e o cidadão maranhense confia na sua polícia”.

O secretário Jefferson Portela parabenizando as personalidades que receberam a Medalha Brigadeiro Facão, afirmou que o Maranhão vive um momento ímpar, com a redução da violência, os grandes investimentos do Governo do Estado na área da segurança pública, o aumento de efetivo policial e aquisição de equipamentos e armamentos modernos, além da valorização do policial militar. “Estes resultados positivos só foram possíveis devido ao trabalho incansável da Polícia Militar do Maranhão”.

Autoridades entregam a Medalha Brigadeiro Falcão a pessoas que se destacaram pelos relevantes trabalhos em prol da PMMA. Foto: Divulgação
Autoridades entregam a Medalha Brigadeiro Falcão a pessoas que se destacaram pelos relevantes trabalhos em prol da PMMA. Foto: Divulgação

Selo comemorativo

Na ocasião, A PMMA, em parceria com os Correios, criou o selo postal e o carimbo comemorativo aos 180 anos da Instituição Militar. A produção tem tiragem limitada e vai circular durante 30 dias. Estará presente em todas as correspondências que passarem pela agência dos Correios Central de São Luís.

A vinculação do selo postal e do carimbo se dará em todas as correspondências, tanto em nível nacional e internacional, apresentando a PMMA ao Brasil e ao mundo.

Programação

A programação da festa de aniversário prossegue, neste domingo (19), com o 3º Passeio Ciclístico da Cidadania. A concentração será as 07h30 no Quartel do Comando Geral, no Calhau. As inscrições estão abertas, no próprio quartel, e para participar basta doar 1kg de alimento não perecível.

No dia 10 julho acontecerá a 1º Corrida da Cidadania com percurso de 5km e 10km. As inscrições podem ser realizadas pelo site www.centraldacorrida.com.br no período de 25 de maio e 04 de julho. Com entrega de kits aos participantes. Neste dia será realizada, também, a 3º Caminhada da Cidadania, às 8h, com percurso de 3km. As inscrições estão abertas no Quartel da PM, no Calhau. Para participar basta doar 1kg de alimento não perecível.

Comandante da PM de São Paulo

Na sexta-feira (17), o comandante Geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo, o coronel Ricardo Gambaroni,  foi homenageado pelo Alto Comando da Polícia Militar do Maranhão (PMMA), recebendo a Medalha de Mérito Militar “Brigadeiro Falcão”. A solenidade aconteceu no gabinete do comandante geral da PMMA, no Quartel do Comando Geral, no Calhau, em São Luís e foi presidida pelo coronel José Frederico Gomes Pereira, na presença de diversos comandantes e subcomandantes.

Autoridades entregam a Medalha Brigadeiro Falcão a pessoas que se destacaram pelos relevantes trabalhos em prol da PMMA. Foto: Divulgação
Autoridades entregam a Medalha Brigadeiro Falcão a pessoas que se destacaram pelos relevantes trabalhos em prol da PMMA. Foto: Divulgação18

O coronel Pereira disse que o momento foi de grande importância para as duas instituições que atuam em parceria e estão fortificando as suas ações em conjunto de respeito à vida e dignidade dos cidadãos.

“Agradeço a todos os policiais militares do estado do Maranhão pelo reconhecimento. Sinto-me feliz em receber a maior comenda da Corporação”, disse o oficial coronel Gambaroni. O Chefe do Centro de Comunicação Social da PM de São Paulo, o Coronel Adilson Nassaro, também foi agraciado pela comenda.

Instituída em 21 de setembro de 1978, a medalha Mérito Militar Brigadeiro Falcão, é considerada a mais alta comenda da Polícia Militar do Estado. A condecoração é concedida a oficiais, praças e também a pessoas que, de alguma forma, se destacam em relevantes trabalhos em prol da Polícia Militar e da sociedade maranhense.