Texto: Xavier Bartaburu

Plano Mais IDH muda a vida de moradores em Milagres. (Foto: Fellipe Neiva)

Dia diferente aquele na Escola Municipal de Educação Básica Dr. Clemente Marques Macatrão. Aula de português, matemática, educação física, nada disso teve. Mas teve aula de zumba. Também bolo, biscoito e suco de acerola. E ainda teve escova e pasta de dente distribuídas para a criançada. As salas, todas vazias: as carteiras haviam ido parar no quintal, debaixo do cajueiro que balançava com a brisa; parece até que dançava junto com o pessoal da zumba e o forró que insistia em vazar da caixa de som.

Teve também consulta com psicólogo, nutricionista, fisioterapeuta, aferição de pressão arterial e glicemia e ainda kombi transformada em consultório de dentista estacionada na porta. Era uma ação especial da Força Estadual de Saúde dedicada ao Dia da Mulher, 8 de março, mas que acabou sendo um dia antes, uma quarta-feira. Era quando as equipes do município convocadas pelas enfermeiras do governo estadual estavam disponíveis. Tudo bem: o que importa é que às oito e meia da manhã as salas e o quintal da escola já estavam atulhadas de gente.

Mas Raimunda Sousa, agente comunitária há 21 anos do povoado de São Roque, está apreensiva:

– Veio mais gente de fora que daqui do povoado. Daqui mesmo não tem nem um quarto.

A inquietação tem um motivo, que é o mesmo pelo qual esta ação especial foi organizada aqui em São Roque.

– Estamos fazendo uma busca ativa – revela Paula Queiroz, enfermeira da Fesma.

Plano Mais IDH muda a vida de moradores em Milagres. (Foto: Fellipe Neiva)

Explica-se: faz 15 dias, descobriu-se que um rapaz do povoado, de cerca de 30 anos de idade, estava contaminado com o vírus do HIV. Com a saúde debilitada, foi parar no hospital em São Luís, mas não antes revelar que havia tido relações sexuais com cinco homens do povoado, todos casados.

– A população está assustada – diz Raimunda. – Mas ninguém quer fazer o exame. As mulheres dizem que confiam no marido ou que preferem não saber.

Daí a ideia de chamar o povo de outras vilas próximas – Santa Helena, Flecheira, São Tomé –, para que o pessoal de São Roque não se sentisse constrangido. Daí a zumba, o bolo, a kombi.

Não são poucos, contudo, os corajosos maranhenses que aguardam na fila que leva à sala da educação infantil, onde Paula, sentada numa carteira junto à janela, administra as agulhas e as cartelas do teste rápido. Estão sendo investigadas, além do HIV, também a sífilis e as hepatites B e C. A título de informação, dois banners na parede explicam como se pega e como não se pega uma doença sexualmente transmissível. Para não ficar dúvida, antes do início dos exames Paula trata de ser bem clara com a plateia:

– É importante usar a camisinha, gente. Vai que o marido pula a cerca, né?

A fila toda se ri, um tanto nervosa, mas continua formada. Quase todos ali são mulheres, alguns poucos homens, e todos da meia-idade para cima.

– Eu vim fazer o diabo desse exame, sô! – diz Erotildes, tomada de valentia.

Maria Helena também não se amofina:

– A gente sabe que tá bem por fora, mas não sabe como tá por dentro, né?

Já Eliane está tensa, mas não com o resultado: nunca na vida levou picada de agulha. Paula tenta acalmá-la:

– É só uma picadinha no dedo, dona Eliane.

Tão rápido e tão indolor que ela não solta nem um ai. E sai triunfante, dizendo:

– Se tiver alguma coisa, é bom saber o mais rápido possível!

Plano Mais IDH muda a vida de moradores em Milagres. (Foto: Fellipe Neiva)

E é rápido mesmo: em meia hora já sai o resultado. Caso seja positivo, a pessoa é encaminhada à psicóloga e à assistente social que estão ali de plantão, na sala do Ensino Fundamental. E já sai de lá com um pedido para refazer o exame no posto de saúde e checar se a doença está mesmo instalada no corpo. A boa notícia: dos 60 testes realizados naquele 7 de março, só um deu positivo para sífilis. Todo o resto voltou para casa saboreando o doce gosto do alívio.

Milagres do Maranhão

Ações do Mais IDH: Sim, Eu Posso!; Bolsa Escola; Arca das Letras; Formação Inicial e Continuada/Iema; Centros de Referência em Assistência Social; Força Estadual de Saúde; Mais Sementes; Mais Feiras; Mais Extensão; Sistecs; Regularização Fundiária; Programa de Aquisição de Alimentos; Primeira Água; Água Para Todos; Saneamento Básico Rural; Mais Saneamento; Kits de Irrigação; Minha Casa, Meu Maranhão; Cozinha Comunitária.

IDHM: 0,527
Ano de fundação: 1997
População: 8.118 habitantes
População rural: 78,3% do total
Renda per capita: R$ 144,42
População abaixo da linha de pobreza: 64,2%
Taxa de analfabetismo (acima de 25 anos): 46,2%
Mortalidade infantil: 26,7 entre mil nascidos vivos

Plano Mais IDH muda a vida de moradores em Milagres. (Foto: Fellipe Neiva)