Centro Social dos Servidores recebe serviços de manutenção

Pavimentação do estacionamento vai melhorar acessibilidade para idosos atendidos pelo PAI. (Foto: Divulgação)

Espaços do Centro Social dos Servidores do Estado do Maranhão estão recebendo melhorias e manutenção. As obras contemplam o auditório, o salão de ginástica e o estacionamento – áreas que abrigam as atividades do Programa de Ação Integrada para o Aposentado (PAI), do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Maranhão (Iprev). A obra é realizada pelo Governo do Estado, por meio de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Sectur) e o Iprev.

Os trabalhos compreendem a troca da fiação elétrica e de luminárias, troca e manutenção de esquadrias, pintura interna e externa, bem como a troca do forro e reparos no telhado. O piso do salão de ginástica, onde os idosos realizam oficinas de ioga, dança e alongamento, entre outras atividades, será substituído por piso vinílico. O novo piso, antiderrapante, é mais adequado às atividades desenvolvidas pelos idosos. A pavimentação do estacionamento, bem como do acesso ao auditório e às salas de ginástica, também está sendo refeita, para melhorar as condições de acessibilidade para os aposentados.

Auditório do Centro Social: serviços incluem a troca do forro e conserto do telhado. (Foto: Divulgação)

“Tendo em vista as atividades culturais que já se desenvolvem no âmbito do Centro Social dos Servidores, buscamos efetivar a parceria com a Sectur para recuperar as instalações desse espaço. O trabalho conjunto possibilitou um ambiente mais saudável, seguro e adequado às atividades físicas, artísticas e culturais que aqui acontecem diariamente”, destacou o presidente do Iprev, Joel Benin.

O titular da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), Diego Galdino, também destacou a importância do trabalho. “O PAI ajuda a proporcionar aos aposentados do Estado um envelhecimento saudável”, afirmou Diego Galdino.

A administração do Centro Social está vinculada à Diretoria do Fundo Estadual de Pensão e Aposentadoria (Fepa) do Iprev. “A partir do trabalho de recuperação desses espaços dentro do Centro Social, em parceria com a Sectur, valorizamos o patrimônio do Fepa e damos mais condições para as atividades diárias dos servidores que frequentam o local”, afirmou o diretor do Fepa, Aderaldo Neto.

Atividades

O PAI atende atualmente a mais de 20 mil servidores estaduais aposentados, garantindo a eles o acesso à atividade física, além de uma programação de cunho artístico e cultural. Hidroginástica, dança e ioga, além de artesanato, fuxico e pintura em tela, são algumas das oficinas realizadas pelo programa.

Para a coordenadora do PAI, Arlete Pontes, a reforma do Centro Social cria novos espaços para o programa. Ela citou como exemplos uma sala de bem-estar para os aposentados e o espaço de exposições artísticas com a produção das oficinas do programa. “Tenho certeza que agora vamos ter ainda mais aposentados participando do PAI, porque vamos ter mais estrutura”, comemorou.

Os participantes do PAI aprovam os serviços. “Agora tenho certeza que vai ficar nos trinques, porque o programa já é muito bom. As assistentes sociais trabalham para que toda a programação tenha sempre muita qualidade”, comentou a professora aposentada Lurdimar Lindoso, 73 anos.

No salão de ginástica, as obras vão dar mais estrutura para as oficinas realizadas pelo PAI. (Foto: Divulgação)