Campanha Outubro Rosa alerta para o diagnóstico precoce do câncer durante ações em unidades de saúde da rede estadual

Mais de 30 unidades de saúde realizarão ações este mês sobre o câncer de mama. (Foto: Divulgação)

Mais de 30 unidades da rede estadual de saúde de São Luís e interior do Maranhão realizarão ações durante todo este mês para alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, assim como do câncer de colo do útero.  Com o tema “Uma simples atitude pode salvar a sua vida. Procure um médico”, as iniciativas da Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com a Secretaria de Estado da Mulher (Semu), ampliam o rastreamento da doença.

Entre as atividades realizadas, palestras, acolhimento de pacientes, consultas com especialistas, coleta de preventivos e outros exames laboratoriais, realização de ultrassom de mamas, transvaginal e de testes rápidos (HIV, hepatites e sífilis), caminhadas, entre outros.

“O Governo já vinha atuando em várias frentes contra o câncer de mama com o Hospital de Câncer do Maranhão e serviços especializados e agora, mais ações preventivas nas unidades da rede estadual de saúde durante o Outubro Rosa, com acolhimento, assistência, diagnóstico e o tratamento precoce da doença”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula.

Um dos destaques é a realização e agendamento de exames de mamografia na UPA Timon, Hospital Macrorregional de Presidente Dutra, Hospital Regional da Baixada Maranhense Dr. Jackson Lago, em Pinheiro, e Hospital Regional de Caxias Dr. Everaldo Ferreira Aragão.

No interior, haverá programação do Outubro Rosa nos Hospital Regional de Grajaú, Hospital Geral de Alto Alegre do Maranhão, Hospital Macrorregional Dra. Ruth Noleto, em Imperatriz, Hospital Geral de Peritoró, Hospital Regional de Morros, Hospital de Paulino Neves, Hospital de Timbiras, Hospital Regional Adélia Matos Fonseca, em Itapecuru-Mirim, Hospital Regional Materno Infantil de Imperatriz, Maternidade Humberto Coutinho, em Colinas, Hospital Regional de Caxias Dr. Everaldo Ferreira Aragão, Hospital Regional de Carutapera e Hospital Regional Dra. Laura Vasconcelos, em Bacabal.

As UPAs de Coroatá, Chapadinha e Codó também farão ações. “O outubro é para discutirmos duas frentes: prevenção, principalmente se a mulher tiver um autocuidado; e diagnóstico precoce, uma vez que o câncer tem uma alta taxa de cura se descoberto em sua fase inicial. As ações do interior têm o papel de multiplicar as informações entre as mulheres maranhenses, já que ainda temos alguns desafios que precisamos superar”, afirmou chefe do Departamento de Atenção à Saúde da Mulher da SES, Ananda Marques.

Dia D do Outubro Rosa

Em São Luís, o Dia D do Outubro Rosa aconteceu nesta segunda-feira (15), no Hospital de Câncer do Maranhão. As atividades serão realizadas, também, no Centro de Especialidades Médicas Dr. Alfredo Netto Guterres – Cem Diamante, UPA Araçagi, Hospital Aquiles Lisboa, Centro de Saúde Dr. Genésio Rêgo, Maternidade Nossa Senhora da Penha, UPA Parque Vitória, Hospital Tarquínio Lopes Filho, UPA e CEM Cidade Operária, Maternidade Benedito Leite, Hospital Geral da Vila Luizão e Cem do Vinhais vão concentrar atividades.

A Unidade Móvel de Saúde – Carreta da Mulher Maranhense percorrerá bairros de São Luís, até o dia 30, disponibilizando mamografia, exame preventivo, vacinas e palestras. Nesta segunda-feira (15) e terça-feira (16), o atendimento da carreta está sendo realizado na Avenida Newton Bello, no Bairro de Fátima – em frente ao Centro de Ensino Estado do Amazonas.