FMRB realiza tradicional Queimação de Palhinhas

Fiéis se reúnem para a cerimônia de Queimação de Palhinhas. (Foto: Divulgação)

A tradicional cerimônia de Queimação de Palhinhas da Fundação da Memória Republicana Brasileira (FMRB) aconteceu no pátio interno da sede da Fundação, no Convento das Mercês, e contou com a participação da comunidade, da direção da FMRB e da Secretaria de Estado de Educação (Seduc). O ritual foi realizado na quarta-feira (17).

De acordo com o diretor da FMRB, Rubenilson Araújo, a queimação de palhinhas é mais uma oportunidade de aproximar comunidade e Fundação. “Para nós, é importante celebrar momentos fortes como o Natal, a queimação de palhinhas e o São João para mostrar para a comunidade local que este espaço é dela e que aqui eles podem se sentir bem”, afirmou o diretor.

O rito realizado para queimar as palhas dos presépios é tradicional no Maranhão e, em algumas partes de Portugal, sendo utilizado como forma de marcar o fim das celebrações de Natal e fazer pedidos para o ano que inicia. Todos os anos, os fieis da igreja de São José do Desterro realizam a queimação das palhinhas do presépio que é montado dentro da FMRB, reafirmando a parceria entre Fundação e comunidade.