Ouvidoria da Educação debate cultura da paz e combate à violência contra mulher em escolas

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) lançará, nesta terça-feira (19), às 9h, no auditório do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), o Projeto Vozes pela Paz. A ação é uma iniciativa da Seduc, por meio Ouvidoria, com o objetivo de promover o diálogo junto à comunidade escolar para criar uma cultura de paz e esclarecer as diferentes formas de violência contra a mulher.

A cerimônia de lançamento do projeto terá a participação da coordenadora das Delegacias de Atendimento e Enfrentamento à Violência contra a Mulher (Codemim), Kazumi Tamaka, e de gestores da Seduc.

O Projeto Vozes pela Paz realizará várias atividades relacionadas ao tema violência contra a mulher. Nesta quinta-feira (21), haverá uma palestra com a secretária de Estado da Mulher, Ana Mendonça, às 9h, no CE Desembargador Sarney, no bairro São Francisco.

Para alcançar as metas, a Ouvidoria/Seduc realizará, mensalmente, palestra/escutas ativas em escolas da rede estadual, jurisdicionadas à Unidade Regional de Educação (URE) de São Luís e vai expandir aos municípios que compõem as demais UREs do Maranhão.

A Ouvidoria também receberá denúncias e encaminhará aos setores e instituições competentes para atender as demandas por meio do sistema e-Ouv/Seduc–MA (Violência Contra a Mulher) e do aplicativo Minha Escola App.

O Projeto Vozes para a Paz realizará ações que promoverão a articulação da Ouvidoria/Seduc com demais órgãos em defesa das mulheres em situação de risco e vulnerabilidade na Rede Estadual de Ensino. As ações contribuirão para o fortalecimento da relação escola/família/comunidade e proporcionarão, aos gestores da Seduc, obter informações gerenciais, por meio de relatórios elaborados pela Ouvidoria/Seduc que fortalecerão a intervenção de órgãos em parceria com o projeto.

O projeto tem o apoio da Casa da Mulher Brasileira, secretarias adjuntas da Seduc, gestores da Rede Estadual de Educação, UREs, Seccional Maranhão da Ordem dos Advogados do Brasil, Instituto de Proteção e Defesa do Cidadão e Consumidor do Maranhão (Procon/MA), Ministério Público do Maranhão, Defensoria Pública, Ouvidoria Geral do Estado/MA, Justiça Estadual, Secretaria de Estado da Mulher e outras Secretarias de Estado.

SERVIÇO:

O QUÊ? Lançamento do Projeto de Cultura da Paz e Combate à Violência Contra Mulher em Escolas
QUANDO? Nesta terça-feira (19), às 9h
ONDE? Auditório do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), no Centro Histórico de São Luís