Chá Cultural reúne artistas em homenagem a Bandeira Tribuzi no Convento das Mercês

Chá Cultural promovido pela FMRB (Foto: Divulgação)

A Fundação da Memória Republicana Brasileira (FMRB) realizou, nesta quarta-feira (20), um Chá Cultural para poetas e artistas, em parceria com as Secretarias de Estado de Educação (Seduc) e Cultura (Secma). O evento, que aconteceu na sede da FMRB, no Convento das Mercês, reuniu pessoas ligadas as artes maranhenses para celebrar a memória do poeta Bandeira Tribuzi.

De acordo com o diretor da FMRB, Rubenilson Soares, o Chá Cultural prepara as comemorações do aniversário de morte de Bandeira Tribuzi, celebrado em 8 de setembro. “Estamos reunindo os poetas, escritores e artistas de São Luís para as comemorações da memória de Bandeira Tribuzi em setembro. Além de celebrar esse grande poeta da nossa cultura, estamos colocando o Convento das Mercês de volta na rota da produção cultural maranhense”, explicou.

Ator Uimar Júnior durante apresentação no Chá Cultural da FMRB (Foto: Divulgação)

Entre os presentes, o presidente da Academia Ludovicense de Letras, Antonio Norberto; os atores parceiros Uimar Júnior e Tatá Pacheco; e a cantora Manu Moura. O evento teve apoio artístico da Oficina de Interpretação SLZ e Canal Atroá.

Os familiares do poeta maranhense Bandeira Tribuzi também participaram do Chá Cultural. “Bandeira Tribuzi escreveu, em um de seus poemas, que ele não queria seus versos presos em antologias; queria-os soltos, caminhando nas ruas. Graças a um evento como esses, o pedido de Tribuzi se torna uma profecia. Seus versos não estão guardados, percorrem nossas ruas”, elogiou o filho do poeta, Francisco Tribuzi.

O Chá Cultural faz parte do projeto Conhecer para Pertencer, realizado pela FMRB em parceria com a Seduc. O objetivo é promover ações educativas, culturais e de lazer no Convento das Mercês para incentivar a ocupação popular do espaço com a oferta de cursos e realização de eventos culturais.