
A Secretaria de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid) em parceria com a Prefeitura de São Luís e Blitz Urbana dão continuidade às ações de atendimento às famílias vítimas das chuvas e que estão em situação de risco em vários bairros e no Centro Histórico de São Luís.
Pela manhã, a equipe de técnicos da engenharia e da área social da Secid fiz visitas técnicas em diversas áreas da cidade, inclusive nos casarões das ruas do Giz e Palma, localizados no Centro de São Luís.
Com a determinação do governador Flávio Dino, o governo está mobilizado e dará suporte a todas as famílias que foram atingidas pelas chuvas, oferecendo aluguel social e aquelas que tiveram perdas estruturais serão incluídas no Programa Cheque Minha Casa.
Já no período da tarde uma equipe composta por engenheiros e arquitetos da Secid, juntamente com a Fundação de Patrimônio Histórico Municipal e a Blitz Urbana, vistoriaram vários casarões que apresentam problemas nas fachadas.
“O levantamento identificou 94 casarões em situação de arruinamento e abandono e esta ação visa avaliar, via registros de fotos e imagens de drone às coberturas, uma vez que muitas delas estão comprometidas e serão escoradas pela Superintendência de Patrimônio Histórico Municipal”, detalhou o presidente da Fundação Municipal de Patrimonio Historico, Aquiles Andrade.
“É uma ação conjunta para estabelecer prioridades aos casarões com risco de desabamento no Centro Histórico de São Luis e atendimento as familias”, explicou Lara Lindoso, fiscal de obras de habitação da Secretaria das Cidades e Desenvolvimento Urbano.