Governo debate políticas públicas para agricultura familiar em reunião anual de produtores

Vice-governador Carlos Brandão e secretários de Estado durante reunião do Conselho Deliberativo da Fetaema (Foto: Gilson Teixeira)

Nesta quarta-feira (27), secretários de Estado e o vice-governador Carlos Brandão participaram da reunião do Conselho Deliberativo da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Agricultura Familiar do Estado do Maranhão (Fetaema). O evento aconteceu na sede da entidade no bairro do Araçagi, em São José de Ribamar, e reuniu representantes de sindicatos de trabalhadores rurais de todo o estado.

“O Governo do Estado tem contribuído para o desenvolvimento da agricultura familiar, inclusive com a criação de uma secretaria, temos uma grande parceria com esse governo”, declarou o presidente da Fetaema, Chico Miguel.

“A presença do governo aqui é um momento ímpar na vida da nossa categoria, que é importante para o fortalecimento das políticas públicas para a agricultura familiar e para a classe trabalhadora”, completou o presidente.

Na reunião, a direção da Federação, que reúne diversos outros sindicatos, apresenta resultados da gestão e os trabalhadores discutem pautas pertinentes à categoria. Neste ano, estão entre as prioridades as discussões sobre a reforma da Previdência.

O vice-governador Carlos Brandão, que esteve representando o governador Flávio Dino, falou do apoio do Governo do Estado aos trabalhadores.

“O Governo é um grande parceiro da Fetaema, e estamos aqui para mostrar isso. Também aproveitamos para nos solidarizar com os produtores rurais nessa questão que é a Reforma da Previdência, e ao mesmo tempo nos colocar à disposição para essa interlocução com deputados e senadores, para que façam suas revisões e ponderações especialmente no que se refere aos trabalhadores e trabalhadoras rurais”, afirmou Brandão.

O Conselho Deliberativo da Fetaema é realizado anualmente no mês de março e, neste ano, cerca de 350 pessoas, dos quais muitos delegados sindicais, participam do evento. Do Governo do Estado, também estiveram na abertura do evento o secretário de Agricultura Familiar, Júlio Mendonça; a presidente da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão (Agerp), Loroana Santana; e o secretário de Participação Popular e Direitos Humanos (Sehdipop), Francisco Gonçalves da Conceição.