Governo realiza capacitação sobre CadÚnico e Bolsa Família para 63 municípios

Municípios participam de capacitação sobre CadÚnico e Bolsa Família (Foto: Divulgação)

O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Social (Sedes), iniciou, na terça-feira (7), em Fernando Falcão, a Rota de Monitoramento Estadual, Suporte Técnico e Capacitação dos trabalhadores do Cadastro Único (CadÚnico) e Programa Bolsa Família (PBF). A ação contemplará 63 municípios maranhenses nos meses de maio e junho e tem por objetivo construir soluções para a melhoria do Bolsa Família e do CadÚnico em regiões com dificuldade de gestão em parâmetros selecionados pela Secretaria Nacional de Renda (Senarc).

O secretário Márcio Honaiser explicou que a Sedes realizará oficinas presenciais, utilizando como parâmetro as informações identificadas no cruzamento dos índices municipais pelo Governo Federal. “As capacitações serão programadas em cima dos resultados das questões práticas, após a devida identificação das dificuldades enfrentadas pelos municípios selecionados e terão como público alvo trabalhadores do Cadastro Único, equipes técnicas do PBF, secretários municipais de Assistência Social, Educação e Saúde, instâncias de controle e sociedade civil”, informou o secretário.

A programação contou com apresentação das equipes técnicas estadual e municipal, apresentação de painéis com dados e estatísticas dos municípios; apresentação do informe gestores, marcação da informação de seguro defeso no Cadastro Único; Bolsa Escola: apresentação do dados e números do Programa Bolsa Escola do município, recursos destinado, utilização dos benefícios, beneficiários, pré-requisitos do programa; capacitação do Sistema de Condicionalidades do Programa Bolsa Família – SICON e visitas técnicas.

A secretária adjunta de Renda e Cidadania, Ana Gabriela Borges, explicou que desde 2013, a Secretaria Nacional de Renda e Cidadania, órgão federal responsável pelo Programa Bolsa Família, tem identificado municípios que apresentam resultados de gestão abaixo da média, estes denominados Municípios Prioritários (MuPs).

“A identificação consiste no cruzamento de informações da atualização cadastral, frequência escolar, agenda de saúde, percentual de execução dos recursos do Índice de Gestão Descentralizada (IGD) e prestação de contas. As capacitações auxiliam os gestores municipais a modificarem essa realidade, prestando assim, um melhor serviço à população no que diz respeito aos benefícios sociais, como o Bolsa Família”, pontuou Ana Gabriela.

Surama Maria, coordenadora do Centro Regional de Assistência Social (CRAS) de Fernando Falcão, agradeceu a oportunidade de aprendizado que vai enriquecer o trabalho prestado à comunidade. “A capacitação está sendo bastante proveitosa pelos esclarecimentos repassados a nós sobre os recursos, procedimento de cadastros e assuntos intersetoriais relacionados à saúde, educação e assistência social e esperamos que tenham outras oportunidades como esta, para que possamos ofertar um serviço cada vez melhor e de melhor qualidade para os beneficiários”, disse Surama.

Os próximos municípios que serão polos das capacitações são Satubinha, Governador Newton Bello, São Francisco do Maranhão, Jenipapo dos Vieiras, Amapá do Maranhão, Marajá do Sena, Santo Amaro, Belágua e Lagoa Grande do Maranhão.