FMRB lança exposição virtual de fotografias antigas e novas de São Luís

Reylton Batista apresenta seu trabalho de pesquisa durante lançamento da exposição (Foto: Divulgação)

A Fundação da Memória Republicana Brasileira (FMRB) lançou, na quarta-feira (8), a exposição interativa São Luís de Antes e Depois, aberta ao público no Convento das Mercês, bairro do Desterro, no Centro Histórico de São Luís, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, das 8h às 12h.

As fotos são expostas em telões dispostos no hall de entrada do museu e nas duas bibliotecas do prédio. São montagens fotográficas produzidas pelo estudante Reylton Batista, que misturam imagens antigas e atuais de São Luís, resgatando as mudanças do espaço urbano da cidade ao longo dos anos.

“Tenho uma ideia de que a cidade se deve conhecer andando. É uma forma simples de descobrir as modificações que aconteceram ao longo da história. Comecei tirando fotos, depois comecei a pesquisar fotos mais antigas”, explicou Reylton Batista durante o evento de lançamento da exposição.

O interesse do artista pela paisagem histórica de São Luís começou em 2015, quando ingressou no curso de História da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Foi quando ele criou a página “São Luís de Antes e Depois” no Facebook que, hoje, tem cerca de 8 mil seguidores. Na página, o estudante brinca com as imagens e com textos históricos, transformando fotografias em arte e levando o público a uma viagem poética ao passado.

“Ao valorizar o trabalho artístico feito por um estudante maranhense, queremos mostrar que é possível levar a educação patrimonial para todas as pessoas. As fotografias tiradas por pessoas comuns são a melhor forma de falar sobre a importância de preservar nossa história”, afirmou o presidente da FMRB e secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão.

SERVIÇO:

O QUÊ? Exposição São Luís de Antes e Depois
QUANDO? A partir de 8 de maio
ONDE? Fundação da Memória Republicana Brasileira (FMRB) – Convento das Mercês, Rua da Palma, 502, Desterro, Centro Histórico de São Luís