Conclusão do ciclo estadual do Lapassion (Foto: Divulgação)

Após dez semanas de trabalho, o grupo de 44 estudantes maranhenses e estrangeiros concluiu, nesta quinta-feira (23), o ciclo estadual do projeto Latin America Practices and Soft Skills for an Innovation Oriented Network (Lapassion), implementado pelo IFMA, em parceria com o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop).

A experiência possibilitou aos estudantes o desenvolvimento de projetos que visam a elevar os Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) no Maranhão, com foco em São Luís e Santo Amaro (município incluso no Plano Mais IDH) e com soluções para o desenvolvimento do turismo nas duas regiões, enfrentamento da violência contra a mulher e melhoria da qualidade da água para consumo.

Carlos Henrique Ferreira, de 23 anos, estudante de Engenharia Civil do IFMA, considera o trabalho como bem sucedido e lembra dos aprendizados: “Tive experiências surpreendentes porque tive a oportunidade de conhecer outras culturas, já que o projeto envolve vários países, mas foi muito gratificante, porque eu pude desenvolver novas habilidades como trabalho em equipe e com a possibilidade de gerar impactos positivos no estado do Maranhão”.

O secretário adjunto de Promoção do Mais IDH, Bruno Lacerda, destacou a importância de ações como as do projeto Lapassion para um estado com graves índices de desigualdade social como o Maranhão. “O projeto gera dois resultados principais: o primeiro deles é garantir que os estudantes universitários e os professores do Maranhão trabalhem, de maneira colaborativa, para auxiliar no desenvolvimento de soluções eficazes no enfrentamento dos problemas reais que o estado possui”, disse.

Secretário adjunto de Promoção do Mais IDH, Bruno Lacerda (Foto: Divulgação)

“O segundo efeito ressaltado, é que as ações asseguram uma ciência humanitária, que tenha melhoria das condições de vida como o principal objetivo de suas funções”, completou Bruno Lacerda.

Humanidade essa que a pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do IFMA, Natilene Brito, ressaltou como matéria prima dos projetos apresentados pelos alunos. Natielene demonstrou entusiasmo com os projetos que foram desenvolvidos, assim como o diretor do Instituto Politécnico do Porto (IPP) e coordenador do projeto, Carlos Ramos, que afirmou: “O Lapassion tem como objetivo levar boas práticas de desenvolvimento europeias a outros países, no entanto, invariavelmente, estes países acabam dando lições de desenvolvimento”.

O Lapassion

O Lapassion faz parte do Programa de Capacitação Internacional Erasmus+ Capacity Building Program, que é coordenado pelo Instituto Politécnico do Porto (IPP). O projeto tem por objetivo realizar o intercâmbio internacional em parceria com Institutos Federais, o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (CONIF) e instituições internacionais de ensino e pesquisa de Portugal, Espanha, Finlândia, Uruguai e Chile. O foco dessa parceria é buscar soluções para demandas de projetos de inovação científica, tecnológica e social.