FMRB lança Exposição “Bumba-meu-boi do Maranhão”

Exposição “Bumba-meu-boi do Maranhão” (Foto: Divulgação)

Já é São João no Convento das Mercês. Na última terça-feira (4), a Fundação da Memória Republicana Brasileira (FMRB) lançou a exposição “Bumba-meu-Boi do Maranhão”. Autoridades e comunidade estiveram presentes na abertura da exposição, que contou ainda com a apresentação da Banda do Bom Menino.

A exposição é composta de indumentárias e painéis que explicam a história e os símbolos da dança mais emblemática do Maranhão, considerada Patrimônio Cultural do Brasil. Durante a cerimônia de abertura, a banda da Escola de Música Bom Menino das Mercês executou toadas de compositores maranhenses.

De acordo com o presidente da FMRB e secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, a exposição resgata a memória do auto do bumba-boi, que já não se vê com freqüência. “É importante que o turista, e mesmo as novas gerações, compreendam o sentido dos personagens e da simbologia do bumba-boi, que falam também sobre a nossa origem, sobre nossa identidade religiosa e cultural multiétnica”, explicou o presidente.

Exposição “Bumba-meu-boi do Maranhão” (Foto: Divulgação)

Também estiveram presentes na abertura o presidente da Câmara Municipal de São Luís, vereador Osmar Filho, e o diretor geral da Câmara, Márcio Lucas. O vereador destacou a parceria entre a prefeitura da capital e o governo do Maranhão para a promoção de atividades culturais: “Tanto prefeitura quanto o governo do Estado tem buscado dar sua contribuição para divulgar a nossa cultura, e isso tem contribuído com a economia da cidade e do Estado do Maranhão, inclusive com a valorização de instituições como o Convento das Mercês, para que possam desenvolver essas atividades”, observou Osmar Filho.

A exposição dá continuidade às ações de valorização das danças folclóricas juninas iniciadas no mês passado, quando a FMRB recebeu o Ensaio Itinerante de Bumba-boi da Baixada e Costa de Mão. Oito grupos da Central da Bumba-boi participaram do evento, que movimentou a comunidade e os produtores culturais da região.

A exposição “Bumba-meu-boi do Maranhão” fica exposta por tempo limitado no Convento das Mercês, com visitas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados das 8h às 12h. Visitas de grupos podem ser agendadas pelo telefone (98) 3222-4192.