Tomografia para crianças atendidas no Projeto Ninar será realizada no Hospital Dr. Carlos Macieira

Tomografia para crianças atendidas no Projeto Ninar será feita no Hospital Dr. Carlos Macieira (Foto: Francisco Campos)

As crianças com microcefalia em acompanhamento médico no Centro de Referência em Neurodesenvolvimento, Assistência e Reabilitação de Crianças (Ninar), instalado no Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos e na Casa de Apoio Ninar, farão os exames de tomografia de rotina no Hospital Dr. Carlos Macieira (HCM), em São Luís.

“Estamos promovendo um realinhamento na nossa rede de assistência em saúde para garantir maior sustentabilidade e eficiência aos serviços. O Governo sabe das necessidades dessas crianças e continua a prestar toda assistência, seja no Centro Ninar, seja na Casa de Apoio Ninar ou outra unidade que se faça necessário”, informou o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula.

Por mês, cerca de 150 exames de tomografia eram realizados no Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos; uma média de cinco exames por dia. A partir do mês de setembro, esta demanda será completamente absorvida pelo HCM, sem prejudicar o atendimento de rotina executado na unidade.

“Nós tivemos apenas uma mudança no local da oferta do exame, que agora será realizado no Carlos Macieira, sem prejuízo para o atendimento, fluxo e número de exames que serão realizados. As mães podem ficar tranquilas que o atendimento está garantido”, explicou a coordenadora de projetos da Casa de Apoio Ninar, a neuropediatra Patrícia Sousa.