Governador Flávio Dino participa do evento comemorativo de dois anos da Casa da Mulher Brasileira

Os dois anos de funcionamento da Casa da Mulher Brasileira serão comemorados nesta quarta-feira (02), às 15h30, na sede da instituição, no Jaracati. O governador Flávio Dino marca presença na solenidade, que vai lembrar o trabalho desenvolvido pelo órgão neste período. A unidade integra a rede de proteção à mulher, instituída pelo Governo do Maranhão, e tem como objetivo garantir atendimento e serviços às vítimas de violência.

O lançamento da 3ª Semana de Combate ao Feminicídio será o ponto alto da cerimônia comemorativa.  A programação, em alusão aos dois anos da Casa da Mulher Brasileira, vai contar ainda com a inauguração de um pórtico e a apresentação do coral feminino do Complexo Penitenciário São Luís.

O espaço integra, no mesmo lugar, serviços especializados para os mais diversos tipos de violência contra as mulheres. Possibilita o acolhimento, apoio psicossocial e dispõe de organismos de proteção como Juizado, Varas Especializadas, Defensoria Pública, Ministério Público e a Delegacia Especial da Mulher (DEM).  A mulher em situação de violência é recebida por equipe multidisciplinar que acolhe, agiliza os encaminhamentos e dá início aos atendimentos prestados por outros serviços da casa.

Outros espaços são a brinquedoteca (acolhe crianças, de 0 a 12 anos de idade, enquanto acompanham mulheres em atendimento); alojamento temporário (de até 24h para mulheres em situação de violência, acompanhadas ou não de seus filhos, que corram risco iminente de morte); serviço de saúde (para casos de violência sexual, a contracepção de emergência e a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis/Aids).

A casa dispõe de transporte exclusivo para deslocamento das mulheres atendidas e o devido encaminhamento à saúde, rede socioassistencial (CRAS e CREAS), medicina legal e abrigamento, entre outros. Promove ainda atividades com fins a autonomia econômica feminina, com oficinas, capacitações e afins. Nestes dois anos, somam mais de 50 mil atendimentos, além de ações de prevenção e punição a toda e qualquer forma de violência contra a mulher.

SERVIÇO:

O QUÊ: Evento comemorativo de dois anos da Casa da Mulher Brasileira
QUANDO: Nesta quarta-feira (02), às 15h30
ONDE: Na sede da instituição, no Jaracati