Governo reforma Unidades de Pronto Atendimento da capital maranhense

As cinco Unidades de Pronto Atendimento (UPA) localizadas na capital maranhense, que são gerenciadas pelo Governo do Estado, estão recebendo os últimos serviços de reforma. Estão em reforma as UPAs Itaqui-Bacanga, Araçagi, Cidade Operária, Parque Vitória e Vinhais.

Nesta quinta-feira (19), o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, visitou a UPA Araçagi para verificar as melhorias e dialogar com pacientes e profissionais de saúde sobre o impacto das obras e qualidade do atendimento. Os recursos para as obras são da Secretaria de Estado de Governo (SEGOV).

“Todas as UPAs da capital serão reformadas já para a passagem do ano. Agradecemos a parceria da SEGOV. É um governo de várias mãos. Avançamos muito, não é apenas uma questão estética, mas, sobretudo, de cuidado com o paciente e de cuidados com nossas unidades. Temos um SUS que pode dar certo, que avança muito. Um serviço público, mas de qualidade de serviço privado”, pontuou o secretário Carlos Lula.

Os serviços de reforma das UPAS incluem revisão elétrica, hidráulica e sanitária; reparos e/ou troca de esquadrias; reparos em alvenarias, divisórias, revestimentos e forro; pintura; reparos em calçamentos, troca de pisos danificados; impermeabilização de pisos; reparos em caixas d’água; dentre outros serviços.

“O paciente sente-se mais acolhido em um ambiente reformado. Teremos uma cobertura na entrada para que o paciente não pegue chuva ao chegar à unidade. É uma satisfação também para os funcionários, que trabalharão com mais segurança”, afirmou o diretor administrativo da UPA Adilson Maia Vieira.

O paciente Paulo Evangelista Rosa, de 45 anos, procurou a UPA Araçagi por conta de dores nas costas e na virilha. Ele aprovou o ambiente reformado. “O atendimento foi 10, fui logo atendido. Vim do São Francisco para cá. É importante essa manutenção e esses serviços. Traz conforto para a população”, disse.

O serviço de atenção às urgências do Hospital Dr. Adelson de Souza Lopes, também conhecido como UPA da Vila Luizão, também passa por reforma.

Acompanharam a visita a subsecretária da Saúde, Karla Trindade; a secretária adjunta de Assistência à Saúde da SES, Carmen Belfort; a superintendente de Atenção à Saúde da SES, Jamilly Pontes; e o diretor clínico da UPA Araçagi, André Rossanno.