SES faz alerta para vacinação contra o sarampo

A vacina está disponível em todos os postos de saúde (Foto: Julyane Galvão)

A Secretaria de Estado da Saúde faz alerta para o encerramento, nesta sexta-feira (13), da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo. A campanha prevê vacinar crianças e jovens de 5 a 19 anos.

No Maranhão, em 2019, seis casos da doença foram confirmados. Como reforço das medidas de prevenção, mais de 800 técnicos receberam treinamento para ações de vigilância e prevenção.  “A vacinação é muito importante para evitamos a possibilidade de surtos, por isso fazemos o chamamento das pessoas para compareçam aos postos de saúde para imunização contra o Sarampo. Lembrando que ela é uma vacina de rotina e por isso o calendário de imunização precisa ser respeitado e cumprido”, disse a chefe do Departamento de Epidemiologia da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Graça Lírio Leite. 

A vacina está disponível em todos os postos de saúde. É necessário apresentar documento de identificação e carteira de vacinação para ser imunizado. Em todo o Brasil são mais de 42 mil postos de vacinação. A segunda etapa de vacinação ocorrerá de 3 a 31 de agosto, com Dia D de mobilização em 22 de agosto, para o público de 30 a 59 anos.

Sarampo 

Sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, que pode ser fatal. Sua transmissão ocorre quando o doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas. A única maneira de evitar o sarampo é pela vacina.