A Secretaria de Estado da Saúde (SES) orientou, por meio de nota técnica, o funcionamento dos serviços de saúde mental do Estado do Maranhão. A nota recomenda adoção de hábitos de higiene para profissionais de saúde e para o público que frequenta as unidades de saúde estaduais. Além disso, a nota dispõe sobre o funcionamento destes serviços para que não haja agravamento no quadro clínico dos pacientes.
“Baseado nas recomendações do Ministério da Saúde e no decreto do governador Flávio Dino, criamos uma série de recomendações aos serviços de saúde mental no estado. As atividades terapêuticas em grupo foram suspensas, ficando somente os pacientes individuais. Recomendamos aos familiares que deixem esses pacientes em casa, em especial os grupos de risco, que não deixem de dar a medicação desse paciente para evitar os surtos psicóticos”, explicou a coordenadora do Departamento de Saúde Mental da SES, Isabelle Rêgo.
Com a nota técnica, foram suspensas as atividades coletivas, oficinas terapêuticas, grupos terapêuticos, atividades extra muro, palestras e outras, mantendo apenas as atividades individuais agendadas com dia e horário, tais como consulta médicas, atendimentos individuais psicológico, terapeuta ocupacional e da equipe multiprofissional, evitando assim aglomeração.
Além disso, o turno integral dos usuários dos serviços da rede de atenção psicossocial, exceto de caráter residencial, como na Unidade de Acolhimento e Serviço de Residencial Terapêutico, deve ser reduzido para manhã ou tarde, de acordo com avaliação da equipe multiprofissional. O serviço de rede de atenção psicossocial deve avaliar, identificar e orientar os grupos vulneráveis e seus familiares em relação à necessidade de permanecer em casa.
A nota técnica recomenda, ainda, que os profissionais de saúde orientem as pessoas que estiverem em isolamento a realizarem atividades como jogos cognitivos e leituras, assistir a filmes, aprender uma nova habilidade, entre outras coisas que estimulem o prazer, bem como a buscarem informações adequadas e de fontes seguras. Os profissionais devem conversar abertamente sobre as precauções e riscos, dar suporte, ter compreensão, manter a calma e confiança.