Mais de 18 mil idosos já foram vacinados em São Luís com o atendimento drive-thru

Sistema drive-thru garante segurança para a vacinação dos idosos (Foto: Divulgação)

Nesta segunda-feira (13) teve início mais uma etapa da Campanha de Imunização contra a Influenza e H1N1 em São Luís. Com o sistema drive-thru, na área de provas práticas do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA), no Castelinho, foram aplicadas 2.995 doses da vacina. Desta vez, o público alvo foram os idosos com iniciais K, L e M. A vacinação em sistema de drive-thru teve início no último dia 30 de março, e com os números desta segunda-feira, já somam 18.851 idosos imunizados.

A campanha de vacinação segue o calendário divulgado pela Prefeitura de São Luís em parceria com o Governo do Estado, com o objetivo de evitar aglomeração de pessoas e o risco de contaminação pelo novo coronavírus (Covid-19). Além de contribuir para a diminuição de casos de síndromes respiratórias que necessitem de assistência hospitalar.

O Detran-MA continua fornecendo suporte no atendimento e na estrutura montada do drive-thru, como falou a coordenadora de Educação para o Trânsito do Detran-MA, Rositânia de Farias. “Essa parceria é fundamental para um atendimento organizado e ágil. Nossa equipe está junto com os demais parceiros, se esforçando para imunizar o máximo de idosos possível”, destacou. A campanha de vacinação conta ainda com o apoio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Batalhão de Polícia Militar Rodoviária (BPRv) e Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão. 

A aposentada Maria José Pereira veio se vacinar e também trouxe suas vizinhas. “Elas não possuem carro, e como pretendia me vacinar, aproveitei para dar carona. Aproveitamos o tempo de espera dentro do carro conversando. Foi bem tranqüilo este tipo de atendimento, até porque não foi necessário sair do carro”, disse.

A comerciante Leonilda Maria Cardoso destacou a importância da imunização. “Com tantas doenças surgindo, é necessário tomarmos precauções como a vacina. Aqui conseguimos nos vacinar de forma confortável e sem contato com tantas pessoas, o que é muito importante neste momento”, afirmou.

O cronograma de vacinação para idosos está organizado da seguinte forma: idosos cujos nomes iniciam com as letras M e N vacinam no dia 14; quem tem o nome começado com O, P e Q vacinam dia 15; R, S e T vacinam dia 16; já os idosos com os nomes iniciados com as letras U, V, W, X, Y e Z vacinam dia 17.