Porto do Itaqui amplia ações de prevenção junto aos trabalhadores

A EMAP – Empresa Maranhense de Administração Portuária vem atualizando constantemente as medidas de enfrentamento à covid-19 e outras doenças respiratórias. Desde o início desta semana começou a valer a obrigatoriedade do uso de máscaras em todas as áreas de circulação do Porto do Itaqui, com base em determinação do Decreto Estadual nº 35.746. 

Podem ser utilizadas máscaras descartáveis, caseiras ou reutilizáveis, obedecendo às orientações sanitárias de higienização, troca e descarte. A medida vale para a EMAP e todas as demais empresas e órgãos com sede no porto organizado.

“Desde que o uso de máscaras foi orientado pelo Ministério da Saúde para toda a população, no início do mês, a empresa disponibilizou o equipamento para seus funcionários. Agora, com a medida do Governo do Estado, esse uso torna-se obrigatório e se estende para as demais áreas do porto”, afirma o presidente do Porto do Itaqui, Ted Lago.

Vacinação

Nesta quarta-feira, 29, foi dia de vacinação contra a gripe para os trabalhadores do Itaqui. Um posto foi montado e funcionou das 9h às 16h, numa parceria com as secretarias de Saúde do estado, do município e Anvisa. 

Os trabalhadores portuários estão entre os grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde nesta que é a segunda fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. Foram disponibilizadas 700 doses para esse primeiro dia e aqueles que não conseguiram receber a vacina devem aguardar a divulgação do calendário dos órgãos de saúde.

É importante lembrar que a vacina não age contra a covid-19, mas protege contra os três tipos de gripe mais comuns registradas no hemisfério sul no ano passado: Influenza A (H1N1), Influenza B e Influenza A (H3N2), auxiliando os profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico do coronavírus, já que os sintomas são semelhantes aos da gripe.