Artigo do governador – Mães: a força em meio às lutas

• Artigo do governador Flávio Dino

Hoje é um dia muito especial. Nesta data em que comemoramos o Dia das Mães, eu desejo que seja um dia abençoado para todas as famílias do Maranhão, apesar das dificuldades. De modo excepcional, somos desafiados a nos reinventar na forma de celebrar este dia porque, infelizmente, estamos vivendo um tempo muito diferente de tudo que já enfrentamos em todo o mundo. Nesse período em que o distanciamento social é a medida mais acertada na prevenção ao coronavírus, precisamos estar juntos sem estar perto. E esta é, sem dúvidas, uma prova de amor que podemos dar às nossas mães e a todos aqueles que queremos bem, porque assim estamos os protegendo.

De forma especial, elevo minha homenagem e gratidão a todas as mães que estão na linha de frente da batalha contra a Covid-19 no Maranhão. São milhares de mulheres que deixam seus filhos e familiares todos os dias para reforçar o grande exército de profissionais que trabalham arduamente para garantir atendimento aos pacientes. Dedico, também, um abraço fraterno e minha mais profunda solidariedade a todas aquelas mães que perderam filhos e filhas, inclusive para o terrível coronavírus. Sei que não há dor maior e afirmo isso com o coração partido por essa mesma dor. Desejo que orem e busquem a Deus, porque este é um momento em que só Ele pode nos dar o consolo possível.

A todas as mães, desejo que tenham esta data marcada por muito carinho e amor emanados pelos seus, das diferentes formas possíveis, mas reafirmando o seu valor essencial, especialmente em meio a dias tão difíceis. Reforço que cada mãe tem um papel fundamental, pelo seu inestimável valor a seus filhos e todos os demais familiares. E pela relevância desta data para todas as famílias, faço um respeitoso pedido a todos os líderes religiosos de nosso Estado, de todas as religiões, crenças e denominações, para que promovam orações em favor das mães e em favor do Sistema de Saúde do Maranhão, neste dia. Peço que façam isso por todos os meios possíveis, garantindo o distanciamento social, seja pela internet, áudios, vídeos ou compartilhamento de mensagens. As orações são fundamentais nesses dias!

Estamos empenhando todos os esforços e medidas possíveis para avançarmos na garantia de proteção à vida de todos os maranhenses. Temos como guias das nossas ações de Governo a fé em Deus e a ciência, sem as quais não teríamos como prosseguir em condições adequadas para encarar essa enorme batalha que se impõe. Agradeço a consciência e cooperação das pessoas com relação às medidas preventivas determinadas até aqui. É a forma mais efetiva de retomarmos todas as atividades com brevidade. Essa luta é de todos nós! E venceremos.