Semana 18 de maio: Sedihpop promove caminhada virtual pela proteção de crianças e adolescentes durante a pandemia

Esse ano, o dia 18 de maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, tem mais um desafio: a participação nas ruas hoje não significa proteção dessa população. Por isso, a Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop) reformulou as ações presenciais e transformou em uma mobilização exclusivamente online, através de uma ‘caminhada’ virtual e uma série de agendas na Internet.

Para a secretária adjunta dos Direitos da Criança e do Adolescente da Sedihpop, Lissandra Leite, é importante entender que o contexto de isolamento social na pandemia requer ainda mais mobilização. “ Muitas crianças e adolescentes, por permanecerem em casa, estão por vezes confinadas com seu abusador, no caso da violência intrafamiliar, e ainda, tem contato mais escasso com pessoas de confiança como professoras/es, médicas/os, cuidadoras/es, entre outros. Precisamos nos manter conscientes e vigilantes”, afirmou.

20 anos “fazendo bonito” e 30 anos do ECA

Nos anos 2000, a Lei Federal 9.970, foi uma conquista que demarcou a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes. Esse dia foi escolhido porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), uma menina de apenas oito anos de idade, foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade (Caso Araceli).

A Campanha ‘Faça Bonito’ nasceu alusiva ao 18 de Maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. Para além da data, a campanha com os dizeres ‘Faça Bonito. Proteja nossas Crianças e Adolescentes’ é permanente e realizada o ano todo por meio da conscientização no enfrentamento a essa violência.

Lembrando ainda que em 2020 também comemoramos 30 anos de criação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e 20 anos de criação do Plano Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes.

Semana 18 de Maio

Dia D – 18 de maio
A tradicional passeata virou caminhada virtual: Em defesa das nossas crianças e adolescentes, poste uma foto ou vídeo e diga de onde você participa, bairro da capital ou município. Não esqueça de usar a hashtag #MaranhãoFazBonito e marque a gente nas redes sociais (@dhmaranhao).

20/05
Live do Conexão DH: “Proteção de crianças e adolescentes em tempos de isolamento social” com o Promotor de Justiça (MPMA), Marcio Tadeu – Mediação: Lissandra Leite, secretária adjunta dos Direitos da Criança e do Adolescente

21/05
Roda de conversa virtual com adolescentes