Sagrima e SES intensificam ações de boas práticas de segurança alimentar

Sagrima e SES intensificam ações de boas práticas de segurança alimentar (Foto: Divulgação)

As Secretarias de Estado da Agricultura, Pecuária e Pesca do Maranhão (Sagrima), por meio do Departamento de Mercado Agrícola, e da Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Vigilância Sanitária, intensificam ações de Boas Práticas de Segurança Alimentar com foco nas Centrais de Abastecimento e Comercialização Agrícola onde o Estado tem atuação direta. 

As medidas buscam evitar o avanço da propagação do novo coronavírus, além de coletar informações que serão usadas para elaboração de orientações visando a melhoria sanitária de instalações, também como meio eficaz de enfrentamento à pandemia. 

Após as visitas técnicas, será elaborado relatório final onde será discutido e servirá como base para a criação de um Plano de Ações e elaboração de Nota Técnica para a manutenção e expansão das diretrizes adotadas na Ilha para outros centros de abastecimento em regiões diversas no Estado.

As diretrizes ajudam a proteger a saúde de comerciantes e consumidores, além de garantir a manutenção de serviços essenciais para produtores rurais que precisam escoar sua produção para feiras livres, pequenos mercados, comércios e restaurantes, garantindo o abastecimento e reduzindo impactos na cadeia do agronegócio.

Sagrima e SES intensificam ações de boas práticas de segurança alimentar (Foto: Divulgação)

A secretária adjunta de Estado da Agricultura e Pecuária, Andréia Amorim, comentou sobre as ações. “A Sagrima e SES, por meio da Vigilância Sanitária, vêm realizando estas visitas nas centrais de abastecimento onde o Estado atua diretamente e visa promover as boas práticas de segurança alimentar, a correta manipulação de alimentos, justamente pra combater a disseminação deste vírus, neste período atual de pandemia. No site da Sagrima, há um manual de boas práticas para orientação do comerciante e produtor”. 

Desde a oficialização do Plano de ações de Boas Práticas de Segurança Alimentar, ocorrida em reunião realizada no dia 1º de junho deste ano, o Hortomercado da Cidade Operária (no dia 03/06), Mercado do Peixe, Hortomercado do Vinhais e Horto Supermercado do Turu (no dia 10/06) já receberam as equipes da Sagrima e da Vigilância Sanitária. No próximo dia 18, as ações serão realizadas na CEASA de São Luís.