Socioeducandas da Funac aprendem sobre alimentação saudável em palestra

Palestrante Ludmilla Magalhães (Foto: Divulgação)

Com o objetivo de levar informações para as socioeducandas sobre hábitos alimentares, a Fundação da Criança e do Adolescente (Funac), por meio do Centro Socioeducativo Florescer, realizou uma palestra sobre “Alimentação saudável na adolescência em tempos de pandemia”. A atividade foi conduzida pela nutricionista da Fundação, Ludmilla Magalhães. 

Durante a palestra, foram identificados alguns alimentos que não podem faltar no cardápio do dia a dia, para que as adolescentes possam aprender a escolher alimentos nutritivos, sabendo adequar suas necessidades diárias, desenvolver o hábito de comer frutas e verduras, além de identificar sua importância para a saúde.

A Funac realiza junto com as socioeducandas atividades na área nutricional e é feito o acompanhamento da avaliação nutricional, dentre outras atividades. A nutricionista Ludmilla Magalhães explica a importância da palestra. “A palestra teve como foco a nutrição na adolescência, que é uma fase transitória, de crescimento. Quis mostrar como os alimentos agem no organismo, para que as socioeducandas pudessem conhecer esse processo. Também foi realizada uma atividade interativa; na ocasião, elas fizeram um prato aplicando os conhecimentos adquiridos”, pontua.

Uma adolescente de 17 anos parabeniza a Fundação por ter a oportunidade de ter o acompanhamento nutricional no Centro Socioeducativo. “Foi muito boa a orientação profissional sobre alimentação na adolescência e as doenças causadas pela obesidade. A nutricionista nos ensinou a forma correta de ter uma alimentação equilibrada”, diz. 

De acordo com a coordenadora de Higiene e Alimentos, Valdirene Lopes, foi um momento importante para as adolescentes estarem conscientes e sensibilizadas sobre a alimentação adequada, balanceada e nutritiva. “A nutricionista fez uma atividade muito dinâmica, de forma teórica e prática, sobre a nutrição na adolescência. As meninas puderam preparar seus pratos e colocar alimentos nutritivos, de acordo com a palestra”, comenta.

“Eu gostei muito da atividade, pois trouxe um tema importante sobre alimentação saudável. A nutricionista é muito didática e passa com sabedoria as informações, ela deu vários exemplos de alimentos que fazem bem para o nosso desenvolvimento. Estou seguindo as regras do que devo comer, pois estou com sobrepeso e preciso me cuidar”, afirma a socioeducanda, de 16 anos.