Integração: Sedel e CREF21-MA celebraram Dia do Profissional da Educação Física nas comunidades

Para celebrar o dia do profissional de educação física, comemorado no dia 1º de setembro, a Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Sedel), em parceria com o Conselho Regional de Educação Física da 21ª Região (CREF21-MA), realizará a I Semana Maranhense do Profissional de Educação Física. Com a temática ‘O Novo Normal do Esporte, Lazer e Mundo Fitness: Ferramentas e Inovações”, o evento acontecerá de 1 a 4 de setembro, junto às comunidades da Cidade Operária, Maiobão, Itaqui Bacanga e do Outeiro da Cruz e adjacência, respeitando as normas do distanciamento social.

A abertura do evento será realizada pelo secretário de Estado de Esporte e Lazer, Rogério Cafeteira e pela presidente do CREF21-MA, Denise Martins, às 9h da manhã do dia 1º de setembro. “Vamos celebrar a data do profissional de educação física e estender as comemorações às comunidades, levando mais políticas públicas de esporte, educação, lazer, saúde, por meio de atividades desenvolvidas pela Sedel. Paralelo às atividades lúdicas, estaremos contribuindo com a formação crítico-reflexiva dos estudantes e dos esportistas com a idealização de palestras com profissionais especializados”, adiantou o secretário.

O evento será realizado em duas modalidades; online, por meio de plataformas virtuais e presencial, nos bairros. A ideia é garantir que a comunidade possa vivenciar as práticas corporais referentes ao campo de atuação do profissional de educação física, com a execução das atividades físicas, esportivas e de lazer.

A presidente do CREF21-MA, Denise Martins, ressaltou a importância da realização do evento no atual cenário e destacou alguns pontos de reposicionamento dos profissionais na área. “Em um momento de crise econômica e de mudanças na maneira de pensar e trabalhar nas mais diversas áreas, incluindo a Educação Física, e com tantas pessoas leigas exercendo de forma ilegal o nosso ofício, pensamos que a melhor forma de celebrar o Dia do Profissional de Educação Física é mostrar o que é diferencial de quem é qualificado e registrado: o conhecimento. Será uma série de palestras que abordarão os vários aspectos do exercício da profissão e ajudarão professores, personal trainers, gestores e estudantes a atuarem nesse novo momento”, concluiu.

A ação é apoiada pela Associação de Personais Trainers do Maranhão (APTM), JP 2 Sport, Uninassau, faculdade Edufor, Pitágoras, Ceuma, UFMA, Instituto Iziane, Amigos Solidários, Projeto Brincando pra Valer, Projeto Escola de Guerreiros e Centro de Esporte e lazer Unidos pela Paz.

Inscreva-se no link: https://forms.gle/anpuvZNoh59NSpkJ8

Confira a programação das palestras online

Dia 1

9h às 10h – Abertura do evento
10h às 11h – Palestra ‘Treinamento da flexibilidade da saúde ao desempenho físico’, com o professor Christian Emmanuel Torres Cabido
15h às 16h – Palestra ‘Genética e a detecção de talentos esportivos’, com a professora Márcia Cristiane Araújo
16h às 17h – Palestra ‘Treinamento de atletas em longo prazo’, com o PHD Antônio Carlos Gomes

Dia 2

9h às 10h – Palestra ‘Da escola às Olimpíadas’, com o atleta Olímpico Bruno Lins
10h às 11h – Palestra ‘A importância do esporte do esporte escolar como ferramenta de desenvolvimento cultural e esportivo’, com Edgar Antonio Hubner
15h às 16h – Palestra ‘Perspectiva do esporte paralímpico no Brasil’, com Alex Fabiano Santos Bezerra
16h às 17h – Palestra ‘O futebol de 5 e as mudanças no jogo: relato de experiência’, com Laryssa Macedo

Dia 3

9h às 10h – Palestra ‘O profissional de Educação Física e a terceira idade’, com José Alípio
10h às 11h – Palestra ‘Gestão de marketing pessoal dos profissionais de Educação Física’, com Thiago Panda
15h às 16h – Palestra ‘Lazer atividade física e o ambiente construído: reflexões necessárias para a promoção da cidadania’, com Sérgio Augusto Rosa de Souza