São Luís 408: Live musical marca reabertura do Teatro João do Vale após reforma feita pelo Estado

Teatro João do Vale foi reaberto após ampla reforma realizada pelo Estado (Foto: Charlles Eduardo)

O cantor e compositor maranhense João do Vale foi homenageado em live que marcou a reabertura do teatro que leva seu nome. Transmitido neste domingo (30), às 17h, pelas redes sociais do Governo do Estado e da Secretaria de Estado da Cultura (Secma), o evento foi conduzido pelo ator Vicente Mello, que interpretou musical de sucesso em alusão ao artista maranhense. A cerimônia de reabertura do teatro, com a homenagem a João do Vale, pode ser conferida no link: https://youtu.be/eCsT8oX0ZZ4

Destacando a reinauguração do teatro, o governador Flávio Dino ressaltou que o político humanista deve valorizar todas as formas de cultura, mediante investimentos e políticas públicas. “Investimos fortemente nas políticas culturais e a reinauguração do Teatro João do Vale é uma prova desses esforços continuados, realizados em vários planos e com várias ações, atendendo a diversas regiões do Maranhão. O teatro é entregue ao mundo cultural e à comunidade de todo Maranhão”, pontuou o governador.

O músico Vicente Melo deu vida ao evento, interpretando as grandes canções de João do Vale. Mello é conhecido por ter atuado no musical ‘João do Vale, O Gênio Improvável’, onde conta e canta a vida do maranhense. A cantora Millena Mendonça também participou do evento. A live é a primeira de várias agendas do novo teatro. As programações para este semestre incluem exposição sobre a história do espaço e sobre João do Vale, palestras, solenidades, seminários, além de lives para produções contempladas pela Lei Aldir Blanc.

Governador destacou a valorização da cultura

O Teatro João do Vale recebeu modernização em toda a estrutura, ganhando conforto, espaços readequados, vestiários, melhorias nos camarins, nova iluminação, revestimento acústico, novas cortinas e carpetes, além de sistema de acessibilidade e de combate a incêndios. A ampla reforma é fruto de ação conjunta Governo do Estado e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

João Batista do Vale nasceu em 11 de outubro de 1934, em Pedreiras, e faleceu em 6 de dezembro de 1996, em São Luís. De origem humilde, se mudou para a capital aos 13 anos e estreou como cantor em 1964. É autor de hinos do cancioneiro popular como ‘Carcará’, ‘Pisa na Fulô’ e ‘A Voz do Povo’. Sua trajetória destaca o Maranhão no cenário nacional e vem sendo lembrada por grandes intérpretes da música brasileira.

Sobre o teatro

O Teatro João do Vale foi fundado em 18 de dezembro de 2001 e após passar por reforma, ao ser inaugurado, ganhou o novo nome em homenagem ao mestre maranhense nascido no município de Pedreiras. Originalmente, foi construído em 1950 como galpão para servir de depósito de açúcar. Após ser adquirido pelo Estado, o prédio foi adaptado aos moldes arquitetônicos do conjunto de sobrados e casarões presentes na Praia Grande, passando a funcionar como teatro somente na década de 80.

Antes de abrigar o Teatro João do Vale, o casarão foi sede do Teatro Canarinho – assim chamado pelas cores da fachada, pintada de amarelo – além de ter abrigado o laboratório para o Curso de Formação de Atores do Centro de Artes Cênicas do Maranhão (Cacem). O teatro é um dos principais espaços culturais do Centro Histórico de São Luís sendo administrado pelo Governo do Maranhão, por meio da Secma.