AGED inspeciona propriedades de plantio de milho e soja em Marajá do Sena

Foi fiscalizado o uso, o armazenamento e a devolução de embalagens de agrotóxicos (Foto: Divulgação)

Técnicos da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED/MA) da Unidade Regional em Bacabal realizaram a inspeção em propriedades rurais com plantio de soja e milho no povoado de Angico e Veada, em Marajá do Sena. 

O objetivo da ação foi de fiscalizar o uso, o armazenamento e a devolução de embalagens de agrotóxicos. Durante a fiscalização, realizada em duas propriedades rurais nos povoados, não foram constatadas irregularidades.

Segundo o fiscal estadual agropecuário (FEA) da AGED, Silas Castro Reis, a ação envolveu duas áreas de 850 hectares de soja e outra de 150 hectares de milho e objetivou orientar e padronizar as atividades que envolvem o uso seguro, o armazenamento e a devolução das embalagens recicláveis de agrotóxicos em atendimento às normativas dos órgãos de defesa agropecuária e a legislação vigente.

“A ação foi importante para identificar as unidades produtivas de grãos na Regional da AGED de Bacabal e para padronizar as práticas quanto ao uso de defensivos agrícolas e afins, assim como as práticas quanto à cultura de soja, observando a legislação vigente”, explicou Silas Castro Reis.

É importante que o produtor faça o uso correto do defensivo agrícola e o descarte da embalagem seguindo todas as instruções constantes em normativas técnicas. No site da AGED, o produtor tem informações e recomendações sobre como fazer o uso racional e adequado dos produtos acessando: www.aged.ma.gov.br/recomendacoes.