Governo do Estado entrega novas cadeiras de rodas a beneficiários da Regional de Pinheiro

Equipamentos fazem parte do quantitativo de mil cadeiras

Garantir autonomia e acessibilidade. Com esses objetivos que o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), dá continuidade à entrega de cadeiras de rodas a crianças, adultos e idosos com problemas de neurodesenvolvimento ou algum tipo de deficiência motora. Nesta quinta-feira (1º), 53 cadeiras foram entregues a beneficiados do município, bem como de Cedral, Bequimão, Peri-Mirim e Guimarães, da Regional de Saúde de Pinheiro. A solenidade aconteceu na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) de Pinheiro. 

Os equipamentos fazem parte do quantitativo de mil cadeiras que estão sendo doadas pela gestão estadual. “A entrega das cadeiras de rodas fortalece a autonomia de crianças, adultos e idosos com problemas de neurodesenvolvimento ou algum tipo de deficiência motora. Essas cadeiras são sinônimo de independência, pois com elas será possível ter acesso a ambientes públicos e de lazer, facilitando também as atividades diárias desenvolvidas por estas pessoas”, disse o chefe do Departamento Multidisciplinar da Rede SAAS/SES, Rodrigo Araújo.

No total, mil pessoas serão contempladas com a doação das cadeiras, conforme solicitadas pela Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop) e Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência (CEPD). Além da Regional de Saúde de Pinheiro, outra recente entrega aconteceu no mês de agosto, quando 53 equipamentos foram doados a beneficiários das Regionais de Saúde de Timon e de Caxias. 

Construídas em aço carbono, as cadeiras possuem estrutura dobrável em forma de “X”, com eixos de aço reforçado e sistema de desmontagem rápida nas rodas traseiras. Elas contam ainda com apoios para os braços escamoteáveis e removíveis e também para pés, com opção de ajuste na altura. 

Uma das beneficiadas com a entrega das cadeiras de rodas foi a dona Maria Rita Mendonça, natural do município de Pinheiro, vítima de um Acidente Vascular Cerebral (AVC). “Eu estou muito feliz, pois de outro modo não teria condições de comprar uma para mim. Hoje, utilizo uma antiga que pertencia ao meu pai, e esta será muito útil, principalmente para ir às sessões de fisioterapia e poder me locomover com mais segurança”, salientou. 

Presente na solenidade, o secretário de saúde do município de Pinheiro, Fred Lobato, afirmou que os utensílios são sinônimo de inclusão. “É com muita satisfação que participamos hoje da entrega destas cadeiras de rodas. Sabemos que muitos, em decorrência da situação, se encontram acamados. Logo os utensílios serão muito importantes na promoção da dignidade e qualidade de vida”, comentou.