Maranhão promove o IV Fórum Estadual Contra Febre Aftosa

Com o objetivo de ampliar os debates para o avanço das áreas livres de febre aftosa sem vacinação é que a Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED/MA), a Equipe Gestora Estadual do Plano Estratégico no Maranhão de Ampliação da Zona Livre de Febre Aftosa sem Vacinação (EGEPE-MA) e o Fundo de Desenvolvimento da Pecuária do Estado do Maranhão (FUNDEPEC-MA) promovem o IV Fórum Estadual Contra Febre Aftosa no dia 22 de outubro, às 14h. Um evento virtual com transmissão pelas redes do Governo do Maranhão. 

O evento, que faz parte do Plano Estratégico do Programa Nacional de Vigilância para Febre Aftosa (PNEFA), é uma das ações de responsabilidade do Estado para ampliação da zona livre de febre aftosa sem vacinação nacional. O Plano Estratégico, traçado para os anos de 2017 a 2026, é composto por 102 ações divididas em quatro categorias, sendo que sob a responsabilidade do Estado estão a execução de 42 ações, entre elas promover a participação social como instrumento de articulação dos mecanismos democráticos e ação conjunta entre a administração pública e sociedade civil.

“O processo de erradicação da febre aftosa evoca a comunidade para participar com seus pontos de vista e interesses múltiplos, permitindo ao produtor o protagonismo na construção das diretrizes e soluções ajustadas à realidade. Ademais, a falta de participação social pode resultar no desenvolvimento de planos dissociados da realidade e baixo grau de comprometimento na execução das ações de campo”, declarou a fiscal estadual agropecuário da AGED e responsável técnica no Maranhão pelo PNEFA, Margarida Prazeres.

O evento vai trazer convidados importantes como o médico veterinário argentino Sergio Duffy, que é especialista em Saúde Animal e com pós-graduação em Medicina Veterinária pela Universidade de Minnesota (EUA). Ele é membro ad hoc do Grupo sobre a avaliação da situação da febre aftosa dos países membros da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE).

Além de Duffy são ainda os palestrantes do evento o professor da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Osvaldo Rodrigues Serra que é médico veterinário, mestre em Agroecologia (UEMA) e doutor em Zootecnia pela UNESP de JABOTICABAL e o veterinário Roberto Siqueira Bueno que é especialista em conservação e preservação da Amazônia, pela Sociedade Brasileira de Medicina Veterinária e presidente da Agência de Defesa Agropecuária do Estado de Roraima (ADERR).