Fiscalizadas mais de 450 mil doses de vacinas contra febre aftosa em Imperatriz

Verificação do armazenamento na câmara de frascos separados por partidas

Fiscais da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED/MA), em Imperatriz, fiscalizaram, na manhã desta quinta-feira (29), o recebimento de 465 mil doses de vacina contra febre aftosa nos estabelecimentos de revenda agropecuária na cidade.

A conferência das doses de vacinas tem como objetivo assegurar a qualidade da imunização de bovinos e bubalinos nesta II Etapa da Campanha de Vacinação contra Febre Aftosa ,que vai de 1º a 30 de novembro. A AGED informa que nessa etapa apenas os animais de 0 a 2 anos de idade devem vacinar contra a doença.

As doses de vacinas que foram fiscalizadas estavam bem acondicionadas em caixas de isopor com gelo e com a temperatura dentro do ideal, variando entre 4 a 5 graus Celsius. A fiscal estadual agropecuário da AGED, Alzira Medlig, informou que ainda foi feita a verificação da temperatura máxima e mínima da câmara frigorífica de estocagem e a verificação do armazenamento na câmara de frascos separados por partidas.

A AGED espera imunizar, nesta etapa da campanha, mais de 2,5 milhões de bovinos e bubalinos com idade de 0 a 2 anos. É importante lembrar que após a vacinação do animal, o produtor deve fazer a comprovação no escritório da AGED onde a propriedade está cadastrada. O período para comprovação vai até o dia 15 de dezembro e o criador não deve deixar para comprovar a vacina no último dia para evitar aglomeração nos escritórios da Agência.

A Agência informa ainda que os produtores que não tiverem animais nessa etapa para vacinar devem, mesmo assim, comparecer nos escritórios da Agência para atualização do seu rebanho e sanar eventuais pendências.