Governo investe 7,2 milhões em obras na Ponta do São Francisco, em São Luís

PAC Ponta de São Francisco inclui obras de saneamento básico a paisagismo

Intervenções que vão mudar a paisagem urbana da Avenida Ferreira  Gullar em São Luís, as obras do Programa PAC Ponta do São Francisco seguem em ritmo acelerado. 

Com investimentos de R$ 7,2 milhões, a obra é executada pela Secretaria de Estado das Cidades e Desenvolvimento (Secid), tem previsão para inaugurar em 2021, e se transformará em um novo ponto turístico de São Luís. 

De acordo com o titular da Secid, Raimundo Reis, “trata-se de uma ação conjunta dos governos estadual, federal e da prefeitura de São Luís que vai garantir a urbanização de todo local, com construção de praça, quadras esportivas e uma avenida que interligará o bairro às vias vizinhas”, afirmou. “É uma obra ampla de infraestrutura dessa região. Teremos uma avenida construída sobre um aterro, que vai cercar toda essa área conhecida como Ponta do São Francisco, e teremos requalificação da área, além de equipamentos de esporte, lazer e geração de renda”,  disse o secretário.

Está prevista também a criação de estacionamentos, rampas de acesso,  pesqueiro no Rio Anil e na Bacia de São Marcos, além de galpão de apoio à comunidade pesqueira.

A intervenção também vai garantir um conjunto de obras de urbanização com infraestrutura básica de rede de esgoto sanitário doméstico, drenagem pluvial, rede de abastecimento de água, redes gerais de iluminação, recuperação e continuidade do talude existente, aterro de áreas sujeitas a alagamentos causados pelo fluxo das marés e construção de equipamentos públicos de apoio à pesca e lazer, em conformidade com seus respectivos projetos urbanísticos.

Residencial José Chagas

Os antigos moradores das palafitas da região da Ponta do São Francisco foram contemplados com apartamentos no residencial José Chagas. O empreendimento, que é composto por 256 unidades habitacionais, faz parte do programa Minha Casa Minha Vida e é uma ação complementar ao projeto PAC Ponta do São Francisco.