Casa de Apoio Ninar entra em fase final de obras

Casa Ninar está localizada à beira da praia, o que provocou constantes desgastes da estrutura do muro (Foto: Divulgação)

A Casa de Apoio Ninar é voltada ao atendimento de crianças com problemas de neurodesenvolvimento e dos familiares desses pacientes. Atualmente, o local está passando por uma obra, realizada pelo Governo do Estado, por meio da Agência Executiva Metropolitana (AGEM), com o objetivo de melhorar a infraestrutura de contenção do entorno da Casa.

Os serviços estão em fase de finalização da concretagem da superestrutura do novo muro de contenção, que irá ajudar a solucionar a problemática do muro de contenção existente, que sofreu desgastes decorrentes do avanço das marés, visto que a Casa de Apoio Ninar está localizada na Ponta d’Areia. “Esse processo das águas é natural, devido à localização. O problema é que, com o tempo, a estrutura existente foi se degradando, sobretudo em épocas de marés de sizígia, que ocorrem duas vezes ao ano”, ressalta o presidente da AGEM, Lívio Jonas Mendonça Corrêa.

Após a concretagem será feito o aterro em trecho compreendido entre o novo muro que está sendo construído pela AGEM e o muro limítrofe que já existia no local, mas que foi desgastado pelo movimento das ondas. Segundo Lívio Corrêa, será colocada, ainda, uma estrutura de gradil na parte superior desta antiga estrutura. “Para garantir maior segurança”, justifica.

Avanço das marés

Como medida extra de proteção, pedras rachão estão sendo colocadas na área externa deste muro. Ao final do trabalho, o muro em concreto armado terá, mais ou menos, 104 metros de extensão e evitará rompimentos como os que ocorreram no local.