Governo promove encontro formativo para educadores do programa Ejatec no Maranhão

Seduc realiza encontro formativo para educadores do programa Ejatec no Maranhão (Foto: Riccardo Otávio)

Cerca de 25 gestores e supervisores da rede pública estadual de ensino participaram, na última semana, do 1º Encontro Formativo do Programa de Educação de Jovens e Adultos Integrado à Educação Profissional (Ejatec), promovido pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

O encontro, realizado nos dias 19 e 21 de janeiro, no auditório da sede da Unidade Regional de Educação de São Luís, teve como objetivo planejar as atividades pedagógicas para o ano letivo de 2021, com foco na construção de projetos que trabalhem o currículo de forma integrada, em consonância com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Participaram da formação educadores de 17 unidades escolares das que ofertam o Ejatec no Maranhão, nos municípios de: São Luís, Alcântara, Paço do Lumiar e São José de Ribamar. O secretário adjunto de Educação Profissional e Integral da Seduc, André Bello, explica que os participantes desse encontro serão replicadores desses conteúdos para os demais professores de suas unidades escolares. Para tanto, a programação do encontro versou em atividades teóricas e práticas, em que os educadores puderam aprofundar seus conhecimentos nas áreas filosóficas, metodológicas, investigativas e de pesquisa; além de momentos de oficinas e discussões, com a construção de protótipos de projetos que podem ser desenvolvidos ao longo do ano letivo.

“Mais um momento muito importante para a consolidação do programa Ejatec no Maranhão. Com essa formação e a promoção de momentos como esse para o envolvimento de educadores de todo o estado, o Governo do Maranhão mostra mais uma vez o comprometimento que tem com essa modalidade de ensino que devolve esperança a muitas pessoas que já tinham desistido de estudar”, afirmou o secretário André Bello, que reforça que o Ejatec atende, atualmente no Maranhão, a quase 17 mil estudantes.

Cabe destacar que, ainda durante os dias de formação, foram entregues os livros e material didático da base técnica, que serão o aporte pedagógico para a melhor aprendizagem dos estudantes do programa, complementando o material de introdução ao curso entregue na primeira etapa, no ano letivo de 2020.