Governo vistoria obras de construção de cerca do aeroporto de Barreirinhas

Aeroporto de Barreirinhas é estratégico para a cadeia do Turismo (Foto: Arthur Costa)

O secretário de Estado de Indústria, Comércio e Energia (Seinc), Simplício Araújo, vistoriou, no sábado (23), as obras de conclusão do Terminal de Passageiros do aeroporto de Barreirinhas, onde estão sendo investidos mais de R$ 2 milhões na construção da cerca patrimonial/operacional e na guarita de segurança.

Na vistoria, realizada na presença do prefeito, Dr. Amílcar, e de técnicos da Geral Engenharia, foram alinhados os trabalhos de construção de toda a cerca patrimonial/operacional e guarita, além da compra de equipamentos de segurança, como raio-x.

Atualmente, o aeroporto de Barreirinhas atua com voos diurnos, conforme determinação da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), e conta com caminhão de bombeiros doado pela Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC).

“O aeroporto [de Barreirinhas] é estratégico para a cadeia do turismo. Estamos em fase de conclusão das obras e atentos a todos os detalhes para entregar o local. Esse trabalho leva em consideração a importância desse instrumento para diversos setores, como saúde, segurança, logística”, pontuou o secretário da Seinc, Simplício Araújo.

Por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra) foram realizadas intervenções na via de acesso que interliga a cidade de Barreirinhas ao aeroporto, além da manutenção da cerca operacional e, com recursos do Ministério do Turismo com a Caixa, foi adquirida a Estação Prestadora de Serviços de Telecomunicações e de Tráfego Aéreo (EPTA), que contempla uma Estação Meteorológica de Superfície, uma Estação de Comunicação VHF Aeronáutico e um Sistema de Gravação de Mensagens Aeronáuticas.

Secretário Simplício Araújo e comitiva vistoriaram obras do aeroporto (Foto: Arthur Costa)

Mais aeroportos

Além do aeroporto de Barreirinhas, a Seinc já realizou trabalhos de reforma e regularização dos aeroportos de Bacabal, Balsas, Barra do Corda, Carolina e Santa Inês.

No fim de 2020, o Governo do Estado, via Seinc, firmou contrato com a Infraero para fazer a gestão de cobranças e repasse de taxas pelo Sistema Unificado de Arrecadação e Cobrança das Tarifas Aeroportuárias (SUCOTAP) em seis aeroportos maranhenses, localizados nos municípios de Balsas, Bacabal, Barra do Corda, Barreirinhas, Carolina e Santa Inês.

Os serviços de manutenção nos aeroportos do Estado, realizados pela Seinc, estão contribuindo para diversos eixos estratégicos. Na área da saúde, por exemplo, os espaços contribuíram para que as vacinas da Covid-19 chegassem com agilidade aos municípios.