Janeiro Branco: Governo segue promovendo ações de cuidados com a saúde mental dos profissionais da área

Campanha tem como tema “Quem cuida da mente cuida da vida” (Foto: Márcio Sampaio)

O Governo do Estado segue promovendo, nas unidades de saúde, ações em alusão à Campanha Janeiro Branco. As atividades visam à promoção do cuidado integral aos profissionais de saúde, especialmente os que atuam na linha de frente contra o coronavírus (Covid-19). Nesta edição, a campanha tem como tema “Quem cuida da mente cuida da vida” e como subtema “Pacto pela saúde mental, todo cuidado conta”. 

“Com a pandemia, muitos problemas psicológicos foram agravados e tivemos que ampliar os cuidados com a saúde mental e a gestão das emoções. No Janeiro Branco aproveitamos para levar esse cuidado aos profissionais de saúde, especialmente aos que atuam na linha de frente em nossas unidades estaduais, incentivando a formação de multiplicadores dentro do espaço de trabalho”, disse a chefe do Departamento de Saúde Mental da SES, Isabelle Moraes Rêgo. 

Todas as unidades de saúde da rede estadual desenvolveram ou estão desenvolvendo, ao longo do mês de janeiro, atividades com os profissionais de saúde. No Centro Especializado de Reabilitação (CER) da Cidade Operária, por exemplo, foram oferecidas técnicas de práticas integrativas, tais como auriculoterapia, fitoterapia e reiki. 

A mobilização em prol da saúde mental e emocional dos profissionais também oportunizou roda de conversa, avaliação do sono, estresse e da ansiedade, além de momento de escuta com psicólogo. 

Para a psicóloga do CER Cidade Operária, Rosário Carvalho, o momento serviu para priorizar a introspecção. “Geralmente quem cuida às vezes acaba sendo esquecido, por isso é importante trazer a atenção também para quem está na posição de cuidador. Dessa maneira, foi um momento que procurou mostrar para nós, profissionais da ponta, que também somos amados”, compartilhou. 

De acordo com a diretora geral do Hospital Nina Rodrigues, Ana Gabrielle Romanhol, a ação itinerante buscou priorizar o bem-estar de forma integral. “Nosso objetivo é fazer com que o colaborador receba o cuidado de forma holística, proporcionando bem-estar emocional e mental. Com isso, mostramos a cada um deles a importância de também olharem para si e se verem como indivíduos que precisam ser acolhidos e ouvidos”, explicou. 

Outra unidade que recebeu as atividades do Janeiro Branco foi o Hospital Dr. Carlos Macieira, beneficiando enfermeiros, profissionais do Serviço Social e da Psicologia. A unidade de alta complexidade atua diretamente no combate ao coronavírus, recebendo pacientes no estado mais grave da doença. 

Com os profissionais, foram executadas técnicas de práticas integrativas como auriculoterapia, meditação, incluindo avaliação do estresse e ansiedade, além de agendamento para avaliação psicológica e ambulatorial. Na ocasião, os presentes também puderam participar de sessões de Tai Chi Chuan, que serve para estimular a concentração e a tranquilidade.