Com Programa do Glaucoma, Governo do Estado realiza mais de 38 mil atendimentos

Tratamento precoce da doença evita cegueira (Foto: Jardel Scot)

O Governo do Maranhão realizou mais de 38 mil atendimentos com o Programa do Glaucoma em 2020. A ação da Secretaria de Estado da Saúde (SES) contabilizou 38.946 atendimentos, alcançando todos os 217 municípios maranhenses, distribuídos nas 19 Regionais de Saúde. Através do programa, o poder público estadual oferece gratuitamente à população, consultas e medicamentos para tratamento da doença que pode levar à cegueira.

A programação de 2021 teve início em municípios das regionais de saúde de Santa Inês e Pinheiro. Em fevereiro, serão contempladas com as ações cidades nas regionais de São João dos Patos, Presidente Dutra e Bacabal. 

“A gestão do governador Flávio Dino tem como meta transformar a realidade do povo maranhense por meio da garantia de direitos e do acesso a uma saúde pública de qualidade. Desde 2015, essa tem sido a nossa missão, a de cuidar das pessoas, mostrando um SUS que dá certo, é acessível, resolutivo e de qualidade. Os investimentos no Programa do Glaucoma demonstram concretamente essa nossa preocupação em promover o acesso aos serviços de saúde”, disse o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula. 

Para tornar o programa mais dinâmico, a SES optou por executar um cronograma cuja rotina de consultas ficou estabelecida de 3 em 3 meses. Seguindo essa proposta, a Região Metropolitana foi a que mais foi beneficiada com consultas nos 4 trimestres do ano, totalizando 25.856 atendimentos.

A segunda região que mais recebeu as ações do programa foi Pedreiras, com 1.429 atendimentos, seguida de Itapecuru (1.284), São João dos Patos (1.184) e Santa Inês (1.175). 

Em razão do ano atípico que foi o de 2020, devido ao cenário ainda presente de pandemia da Covid-19, o Governo do Estado reorganizou a dinâmica de atendimentos e entrega de farmacológicos para tratamento. Todas as entregas seguiram as regras de distanciamento, sempre respeitando os protocolos de prevenção à Covid-19. 

Fazem parte do público-alvo do programa os indivíduos com mais de 40 anos, além de pacientes com alto grau de miopia e diabéticos. 

Glaucoma

O Glaucoma é uma doença silenciosa que, se não for diagnosticada de forma precoce, pode vir a levar à cegueira. Caracterizada pelo aumento da pressão intraocular, a doença possui dois tipos: o de ângulo aberto e o de ângulo fechado. A enfermidade não possui cura, mas pode ser tratada e controlada com colírios, laser e, em último caso, cirurgia. Com o acompanhamento médico e uso das medicações evita-se a perda da visão, uma vez que a pressão do olho é estabilizada.