Curso Condutores de Cães é ministrado pela Polícia Civil do Maranhão

Abertura da formação para policiais que trabalham com cães

Policiais civis de vários estados estão no Maranhão participando do curso Condutores de Cães de Detecção de Substâncias. A formação iniciou nesta segunda-feira (15), e é voltada para policiais que trabalham ou vão trabalhar com cães. As aulas são realizadas na Academia de Polícia Civil (Acadepol), que fica na Avenida José Sarney, sn, Parque Independência, das 8h às 18h. A formação encerra dia 24 deste mês.

O curso tem participantes das polícias civis do Maranhão e Santa Catarina, além de policiais militares maranhenses e paraenses. A formação tem carga horária de 60h, sendo os três dias iniciais voltados para teoria, e os demais combinam a teoria e exercícios práticos para lidar com os cães policiais. 

“O treinamento vai permitir que os colegas saiam com as informações necessárias para atuar com os cães policiais. No entanto, antes de qualquer policial, nessa função, entrar em atividade, precisa de um período de aproximação entre o policial condutor e o cão que trabalhará com ele”, explica o instrutor do curso, Diego Santos. 

No Maranhão, o trabalho com cães policiais iniciou em 2017, quando foi adquirido o primeiro K9 (cão policial), em janeiro de 2017, que passou a atuar na Superintendência Estadual de Repressão ao Narcotráfico (Senarc). Atualmente, são dois cães policiais, lotados no Núcleo de Operações com Cães, que funciona da Senarc. Os dois K9 foram adquiridos por meio de doação. Viny, em 2017, e Baruk, no mês de outubro de 2019. Mais dois K9 serão adquiridos e entrarão para o Canil da PCMA, ainda este ano.

O investigador Diego Santos passou a trabalhar com o cão farejador Viny. Santos tem formação para a atividade em diversos cursos realizados em Minas Gerais e Santa Catarina, além de ter atuado como instrutor em outros estados do país.