Governo disponibiliza mais leitos de UTI exclusivos para Covid-19 no Leste Maranhense

O Hospital Regional Alarico Pacheco, em Timon, ganhou 10 novos leitos de UTI exclusivos para o atendimento de pacientes com o novo coronavírus. Com os novos leitos, a unidade passa a ter 20 leitos de UTI exclusivos para a assistência aos pacientes graves da doença. Com a ampliação, o Governo do Estado segue fortalecendo a luta contra a pandemia no Maranhão, garantindo o atendimento à população do Leste Maranhense.

Ampliação de leitos para pacientes com Covid-19

O secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, reforça o empenho da gestão estadual para garantir a assistência aos pacientes com a Covid-19. “Nesta fase difícil da pandemia, todo investimento é realizado com uma só intenção: salvar vidas. Estamos fazendo um esforço para ampliar a assistência, especialmente nas regiões que mais precisam”, destaca Carlos Lula.

Com a ampliação, a população de toda a região passa a contar com uma unidade referência cada vez mais equipada e com profissionais preparados para prestar a assistência. Com o aumento no número de novos casos da Covid-19, o Hospital Regional de Timon também precisou suspender a realização de cirurgias eletivas. Além de leitos de UTI, a unidade conta com 10 leitos clínicos exclusivos para atendimento a pacientes com a Covid-19.

O Governo do Estado também reorganizou a rede assistencial para atendimento a casos da Covid-19 na região. A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) administrada pelo Governo do Estado na cidade passou a ser a porta de entrada para os casos suspeitos da doença. Devem procurar a unidade pessoas com sintomas como dores de cabeça, tosse e febre persistentes, coriza e falta de ar. Caso necessitem de internação, os pacientes serão referenciados conforme fluxo estabelecido pela Secretaria de Estado da Saúde (SES).