Com regime de teletrabalho, Maranhão mantém serviços para transporte animal e vegetal

A Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED/MA) está atendendo os produtores rurais, criadores, empresários do agronegócio e a população em geral em regime de teletrabalho desde o dia 5 de março em atendimento ao decreto estadual para conter a disseminação do coronavírus no estado. 

Tendo os seus serviços considerados como essenciais, os fiscais da AGED, durante esse período, trabalham para emitir documentos importantes como a Guia de Trânsito Animal (GTA) e a Permissão de Trânsito Vegetal (PTV).

A emissão de PTV é um serviço prestado pela AGED com a finalidade de cumprir normas nacionais de fitossanidade, garantir a sustentabilidade dos sistemas de produção e assegurar a qualidade dos produtos vegetais que chegam até a mesa do consumidor.

Já a Guia de Trânsito Animal é o documento oficial utilizado para o transporte de todo animal (exceto cães e gatos) tendo como principal finalidade, a rastreabilidade, além da prevenção da entrada de doenças no estado. O produtor ou empresário que precisa fazer o transporte de animais deve procurar a AGED em seus canais disponibilizados para atendimento ao público para solicitar a emissão de GTA. 

As atividades essenciais da AGED, como a emissão de PTV e GTA, estão sendo mantidas nesse período de isolamento social. O produtor deve acessar o site da Agência (https://www.aged.ma.gov.br/) para obtenção dos contatos telefônicos e endereços eletrônicos buscando a solicitação destes serviços.