Governo entrega sistema de abastecimento de água em Riachão

Entrega do sistema de abastecimento representa qualidade de vida para mais de 100 famílias da região (Foto: Divulgação)

Mais de 100 famílias, do bairro Alto Progresso, no município de Riachão foram beneficiadas com água encanada neste sábado (20). A população do município foi contemplada com Sistema Simplificado de Abastecimento de Água (SSAA) inaugurado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes).

Para dona Geisa Silva, moradora do bairro, o sistema vai proporcionar a ela e sua família melhoria na qualidade de vida. “Esse poço vai melhorar muito a nossa vida. A escassez de água era enorme, tinham casas que a água só pingava. Agora minha família e outas do bairro vão ter água em casa e é uma mudança muito positiva para a gente”.

A ação faz parte do Programa Água Para Todos, implantado pelo Governo do Maranhão e executado pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes). O programa auxilia famílias que enfrentavam longas distâncias em busca de água, promovendo melhor qualidade de vida para atividades domésticas e para a pequena produção agrícola, o que se traduz no resgate da cidadania e geração de renda. 

O programa também auxilia nos cuidados com a saúde. Neste período de pandemia, o cuidado com a higiene é ainda mais importante na prevenção do coronavírus (Covid-19). Ter água potável é fundamental para garantir uma boa higiene, para as famílias e as comunidades rurais em situação de vulnerabilidade social.

De acordo com o secretário da Sedes, Márcio Honaiser, os poços foram grandes aliados no enfrentamento do vírus. “Hoje estamos aqui em Riachão acompanhados do prefeito, do vice-prefeito e de representantes da Câmara de Vereadores para entregar água, que é saúde e vida. O bairro Alto Progresso foi beneficiado com um Sistema Simplificado de Abastecimento de Água, onde mais de 100 famílias poderão agora receber este benefício. Nós sabemos a importância da água, principalmente em tempos de pandemia, em que a higienização das mãos e dos objetos é essencial no combate ao coronavírus”, disse Honaiser.

Para o prefeito de Riachão, Ruggero Felipe, o sentimento é de agradecimento com inauguração do sistema de abastecimento. “Só tenho a agradecer ao Governo do Estado do Maranhão e ao secretário Márcio Honaiser por esta parceria tão importante entre estado e município. A palavra é de gratidão. Fico muito feliz, neste momento, pois era um sonho que, hoje, se tornou realidade. Agora, centenas de famílias do bairro Alto Progresso terão água potável em suas casas”, comentou. 

Os sistemas simplificados implantados em Alto Progresso incluem poço artesiano, reservatório de água com estrutura de concreto, caixa d’água, redes de distribuição principal e secundárias, além de ligações domiciliares. Nos dois últimos anos já foram entregues 58 Sistemas Simplificados de Abastecimento de Água (SSAA): 32 em 2019 e 26 em 2020.