Governo leva Programa do Glaucoma a Imperatriz e municípios das Regional de Saúde de Zé Doca

Haverá entrega de medicamentos aos já contemplados pela ação

A partir desta sexta-feira (14), até o domingo (16), o Governo do Estado leva as ações do Programa do Glaucoma a Imperatriz e municípios situados na Regional de Saúde de Zé Doca. O programa, promovido pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), leva consultas preventivas a novos pacientes, com entrega de medicamentos aos já contemplados pela ação. 

Na Regional de Zé Doca, a ação acontecerá nas cidades de Centro do Guilherme, Presidente Médici, Junco do Maranhão, Maracaçumé, Centro Novo do Maranhão e Governador Nunes Freire. Para contemplar os pacientes de Imperatriz, os atendimentos acontecem no município de sexta-feira (14) até domingo (16). 

Para evitar aglomerações por conta da pandemia, além de garantir maior conforto e tranquilidade, foram estabelecidos horários e locais específicos. Assim, os pacientes devem comparecer no horário previsto para o início de atendimento, para o preenchimento de fichas e a realização de exames pré-consultas. 

Para atendimento, os pacientes devem apresentar cópia de documento de identidade com foto, cartão do SUS e comprovante de residência. 

O glaucoma é uma doença nos olhos causada por uma lesão caracterizada pelo aumento da pressão intraocular que, se não tratada, pode levar à cegueira. A enfermidade não possui cura, mas pode ser tratada e controlada com colírios, laser e, em último caso, cirurgia. Com o acompanhamento médico e uso das medicações evita-se a perda da visão, uma vez que a pressão do olho é estabilizada. 

Programação 

Em Imperatriz, os atendimentos acontecem na Escola Graça Aranha, na Rua 13 de maio, Centro. No Centro do Guilherme, as ações serão realizadas na sexta-feira (14) pela manhã, na Escola José Torres Evangelista, na Rua do Norte, Centro. À tarde, o programa realiza atendimentos em Presidente Médici, no Centro de Saúde Raimundo Juruca, na Rua do Comércio, Centro.  

Já no sábado (15), recebem a ação outros dois municípios. Em Junco do Maranhão, as atividades acontecem pela manhã, no Hospital Municipal Francisco Menezes; e em Maracaçumé, na Escola João Miranda, Rua Fernão Dias, Centro, no período da tarde. 

No domingo (16) pela manhã, as ações serão realizadas em Centro Novo do Maranhão, na ESF Ane Raimunda, na Avenida Airton Sena, Centro, e à tarde em Governador Nunes Freire, no Centro de Saúde do município.