Trade turístico dos Lençóis Maranhenses recebeu ações da Caravana Mais Turismo

Iniciativa envolveu atores da cadeia produtiva do turismo (Foto: Divulgação)

Situada nos Lençóis Maranhenses, a cidade de Santo Amaro recebeu, nos dias 17 a 21 de maio, a Caravana Mais Turismo promovida pela Secretaria de Estado do Turismo (Setur). A ação tem como objetivo levar qualificação profissional e uma série de serviços para o fomento do turismo. A iniciativa envolveu atores da cadeia produtiva do segmento local, além de autoridades municipais.

Durante a semana, a Caravana esteve no município de Santo Amaro e nos povoados de Betânia e Rio Grande, desenvolvendo cursos de qualificação profissional para mais de 300 pessoas, além de atendimentos para adesão e renovação de cadastros na plataforma nacional do Cadastur e, ainda, realizaram a Blitz do Turismo em pousadas, agências e comércio em geral, com entrega de materiais informativos em campanha contra a exploração de crianças e adolescentes.

“Por onde a Caravana Mais Turismo passa, ela leva ao nosso trade condições de aprimoramento dos seus conhecimentos. Com isso, ganha a população local e os visitantes que serão bem recebidos”, afirmou o secretário de Turismo, Catulé Júnior.

Para Wallison dos Santos Pereira, atendente no restaurante Cantinho da Felicidade, o curso trouxe mais conhecimento e proporcionou confiança na hora do atendimento. “O povoado de Betânia está sendo descoberto pelos turistas e visitantes de vários lugares do mundo. Sinto-me mais confiante para receber visitantes, aprendi no curso, como devemos melhorar o atendimento, como organizar as mesas, a oferecer um serviço adequado para os turistas e visitantes”, afirmou o aluno do curso de Qualidade no Atendimento para Bares e Restaurantes.

Durante a qualificação, o motorista de passeios, associado à Cooperativa Santo Amaro, Leandro Pereira dos Santos, destacou a importância do curso para quem já trabalha na área. “Gostei muito de participar do curso, porque ele vai me ajudar a melhorar as minhas abordagens e como conduzir o atendimento com os turistas e clientes, deixando-os satisfeitos e fazendo que ele volte sempre!”, afirmou Leandro dos Santos.

Números da Caravana

Nos dias 17 e 18 de maio, 113 profissionais do trade do município de Santo Amaro do Maranhão receberam qualificação através dos cursos de ‘Boas práticas de manipulação de alimentos’ e de ‘Condução de Passeios em ambientes naturais’.

No dia 19, os técnicos da superintendência dos Lençóis e Delta (Setur) estiveram no povoado Betânia, realizando os cursos de ‘Qualidade no atendimento para bares e restaurantes’ e o curso de ‘Boas práticas de manipulação de alimentos’, no qual foram qualificados 67 profissionais. 

No dia 20 de maio, foi a vez do povoado Rio Grande (MA), onde 76 profissionais receberam os cursos de ‘Técnicas de arrumação para camareira’ e ‘Condução de passeios em ambientes naturais’ habilitando-os a atuar como condutores de trilhas em suas próprias comunidades, conduzindo os visitantes com segurança.

O curso foi ofertado para todos os moradores das comunidades próximas que pretendam atuar como condutores no referido parque. Durante a qualificação, os alunos receberam aulas sobre as disciplinas de Conservação, Gestão Ambiental, Técnicas de Condução de Trilhas.

Nesta sexta-feira (21), a Caravana Mais Turismo encerrou as atividades em Santo Amaro com os cursos de ‘Qualidade no atendimento para bares e restaurantes’ e o curso de ‘Mídias sociais’, qualificando cerca de 50 profissionais da cadeia produtiva do turismo.

Durante a Caravana, técnicos da superintendência de Turismo Lençóis e Delta da Setur e da Secretaria de Assistência Social de Santo Amaro, realizaram uma grande ação da Blitz do Turismo, em Combate ao Abuso e Exploração Sexual na Infância e Adolescência, nos comércios em geral e em todas as pousadas de Santo Amaro. A ação também contou com mobilização com a participação do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), em ação conjunta, no combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, onde foram distribuídos materiais impressos e adesivos em pontos estratégicos do município.