Cultura de Paz, Segurança Pública e Preservação da Vida são temas da próxima edição do Diálogos Insurgentes

Tendo o Pacto Pela Paz como foco da educação em Direitos Humanos, a Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop) realizará, na próxima sexta-feira (4), a segunda edição de 2021 do Diálogos Insurgentes, desta vez abordando o tema ‘Cultura de Paz, Segurança Pública e Preservação da Vida’. O tema proposto será discutido pela assessora nacional de direitos humanos do escritório do Alto comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Angela Pires Terto, e transmitido pelo canal Direitos Humanos Maranhão no Youtube, às 16h. 

O Diálogos Insurgentes tem como objetivo a promoção da educação em direitos humanos a partir da abordagem autêntica, profunda e responsável sobre temas que envolvem direitos humanos e sobre os quais haja necessidade de construção de consensos, visando-se a ampliação ou estabelecimento de políticas públicas na administração pública estadual. Esta edição contará com a mediação dos coordenadores executivo e adjunto do Pacto pela Paz, respectivamente, o delegado de Polícia Civil, Dicival Gonçalves, e a advogada Amanda Costa.

Defensor da educação em Direitos Humanos, o secretário da Sedihpop, Chico Gonçalves, ressaltou que o Diálogos é um dos espaços mais amplos de discussão da política de educação em direitos humanos da Sedihpop. “Ao longo das edições do Diálogos Insurgentes já trouxemos grandes nomes que travam uma defesa pela dignidade humana, múltiplos temas para serem discutidos, temas controversos, delicados, e mais uma vez é o que vamos trazer ao público: uma outra noção de segurança pública, que se sustenta numa reflexão e prática de uma cultura de paz. Esta é a ambição do Governo do Maranhão desde a criação do Pacto pela Paz e é por meio dele, que buscamos promover esta outra segurança pública”.

O Pacto Pela Paz foi criado pelo Governo do Maranhão mediante a Lei nº 10.387 de 21 de dezembro de 2015, cujo objetivo é a promoção da paz social, da cultura dos direitos humanos e do respeito às leis. O programa é administrado e gerido pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), que fica com a coordenação executiva, e pela Sedihpop, que faz a coordenação adjunta.

À frente da coordenação adjunta desde maio deste ano, Amanda Costa, destaca a importância do debate promovido. “Em face ao avanço da violência em todo o país, especialmente contra a vida de populações vulnerabilizadas como a juventude negra, discutir segurança pública na perspectiva da cultura de paz é essencial. A vida é o mais básico dos Direitos Humanos e se constitui como condição para o exercício dos demais direitos, por isso é dever do Estado e de toda a sociedade a sua preservação”, afirmou.

O delegado Dicival Gonçalves lembrou que o “Pacto é uma ação estruturante de segurança pública e cidadania do Estado do Maranhão instituído por lei do governador Flávio Dino. Desde 2015, houve um esforço de aproximação com as comunidades e a população a partir da instalação dos Conselhos Comunitários pela Paz. Assim, o evento é importante porque a cultura de paz e a preservação da vida são temas relevantes para toda a população maranhense”.

O evento Diálogos Insurgentes concederá certificado de participação de 4 horas. Os interessados devem se inscrever pelo link: https://forms.gle/pPstRRHF3o5G64gn8