Governo distribui novas doses de imunizantes contra a Covid-19 para reforço da vacinação nos municípios maranhenses

Governo iniciou distribuição de vacinas aos municípios que já alcançaram 85% de doses aplicadas (Foto: Ruy Barros)
Governo iniciou distribuição de vacinas aos municípios que já alcançaram 85% de doses aplicadas (Foto: Ruy Barros)

Nesta segunda-feira (7), o Governo do Estado iniciou a distribuição de novas doses de vacinas contra a Covid-19 aos municípios maranhenses que já alcançaram pelo menos 85% de doses aplicadas, de acordo com o decreto estadual. Estão sendo enviadas doses das vacinas Pfizer, CoronaVac e AstraZeneca para a continuidade da imunização dos grupos alvo. 

De acordo com o secretário adjunto de Articulação Institucional da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Tiago Fernandes, até o momento, 144 municípios já alcançaram a aplicação de 85% das vacinas e devem receber novas doses nesta segunda (7) e terça-feira (8). 

“Esses imunizantes serão distribuídos em até 48h para todos os municípios que atingiram a meta estipulada através de decreto governamental. As vacinas irão beneficiar quilombolas, pessoas com deficiência, gestantes e puérperas com comorbidades, além de professores da educação básica. Dessa forma, o Maranhão avança e amplia a sua cobertura vacinal, pois a melhor forma de vencermos a pandemia é vacinando todos os maranhenses”, destaca o secretário adjunto da SES, Tiago Fernandes. 

Secretário adjunto de Articulação Institucional da SES, Tiago Fernandes (Foto: Ruy Barros)

Em razão das condições de resfriamento necessárias ao acondicionamento das doses da Pfizer, a SES tem ampliado a estratégia de distribuição para os municípios por etapas. Desta vez, os imunobiológicos serão distribuídos para as cidades da Grande Ilha, além de Chapadinha, Rosário, Timon, Caxias, Balsas, Itapecuru, Codó, Imperatriz, Presidente Dutra, Barra do Corda, São João dos Patos, Pedreiras, Zé Doca, Santa Inês, Pinheiro, Açailândia, Bacabal e Viana.

As doses da Pfizer são destinadas a pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, gestantes e puérperas com comorbidades. 

As novas doses de AstraZeneca serão destinadas à aplicação de primeira e segunda dose do público com comorbidades e pessoas com deficiência permanente, além de trabalhadores da educação do ensino básico, cujo escalonamento se dará por faixa etária. Além disso, 90 municípios receberão a segunda dose para a imunização de quilombolas. 

Já as doses de CoronaVac são destinadas à conclusão do esquema vacinal do público-alvo, bem como para gestantes e puérperas com comorbidades. 

Distribuição de novas doses começou nesta segunda (7) (Foto: Ruy Barros)

A distribuição das doses conta com o apoio da Secretaria de Segurança Pública (SSP), através do Comando Tático Aéreo (CTA), que faz o transporte das vacinas com o uso de helicópteros e avião, e da Polícia Militar, responsável pela segurança no deslocamento. Para o transporte das vacinas também são utilizadas vans refrigeradas. 

Apoio aos municípios 

O secretário adjunto de Articulação Institucional da SES, Tiago Fernandes, reforçou ainda o auxílio que o Governo do Estado está dando para as cidades que estão com dificuldade para executar a campanha de vacinação contra a Covid-19.  

“Para os municípios que têm dificuldade em imunizar e fazer o registro dessas doses no sistema do Governo Federal, o Estado está auxiliando, com recursos humanos e suporte técnico através da Força Estadual de Saúde (Fesma). E com esse apoio, nós temos conseguido fazer com que esses municípios avancem na cobertura vacinal. Dessa forma, esperamos que, até a próxima semana, o número de municípios que tenham alcançado essa meta seja maior”, pontuou o secretário adjunto Tiago Fernandes.